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PRIMEIRA GUARNIÇÃO DO “ESPADARTE”                      em La Spézia, numa cerimónia que ficaria
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          Comandante.....................................................................1º Tenente J. Almeida Henriques  de significado: a oferta ao comandante de
          Imediato..................................................................................2º Tenente Fernando Branco  um estojo com um tinteiro de prata e uma
          Engenheiro.................................................................Guarda Marinha O’Sullivand Simões  pena de ouro pela primeira guarnição do
          Sargento Torpedeiro..........................................................................José Cândido Almeida  submarino, com o desejo de que servis-
          Sargentos Artífice ..................................................P. Freitas, Engrácio, C. Freitas e Moreira  sem para a assinatura da acta de entrega.
          Cabos Torpedeiros...................................................................Silva, Lage, Borrega e Flores  Esse estojo encontra-se actualmente em
          Marinheiros Torpedeiros .............................Sousa, Monteiro, Rodrigues, Carreira e Santos  exposição no Museu de Marinha.
          Cabos Fogueiros .............................................................................................Alves e Lopes  Nas três faces da pena estão inscritas as
          Operário do Arsenal...........................................................................................Júlio Santos  seguintes palavras: ZELO APTIDÃO HON-
                                                                               RADEZ.
                                                                                 As provas de mar decorreram de 5 de
                                                                               Outubro de 1912 a 14 de Abril de 1913
                                                                               ao largo de Livorno e de La Spézia, con-
                                                                               forme se tratavam de provas do casco ou
                                                                               dos motores. Era grande a expectativa da
                                                                               Marinha Portuguesa, preocupada essen-
                                                                               cialmente com as características submer-
                                                                               síveis do "Espadarte" e com a utilização
                                                                               dos novos motores de combustão, Diesel,
                                                                               a dois tempos, após os acidentes verifica-
                                                                               dos nos submarinos americanos "Fulton",
                                                                               "Cuttlefish" e "Drakon", no italiano "Foca",
                                                                               no francês "Saphir" e nos ingleses A4, A1 e
                                                                               C26, equipados com motores de explosão
                                                                               (a gasolina).
                                                                                 No próprio dia 15 de Abril o submersí-
                                                                               vel "Espadarte" fez a primeira imersão ape-
                                                                               nas com guarnição portuguesa, pois até aí
                                                                               todas as provas tinham decorrido sob a
                                                                               responsabilidade do estaleiro. Para isso
          A primeira guarnição do “Espadarte”: 3 oficiais, 5 sargentos, 11 praças e 1 operário do Arsenal.  contribuiu a participação da guarnição nas
                                                                               provas do estaleiro e o embarque para
                                                                               treino num submarino "Whitehead – Hol-
         Ficou a constituir também um importante  Itália o cabo torpedeiro Lúcio e o cabo  land", em Fiume.
         marco assinalando a adopção do torpedo  torpedeiro Constantino foram atacados por
         na nossa Armada. A escolha do nome des-  um surto de febre tifóide, tendo o primeiro  O SISTEMA DE PROPULSÃO DO
         te cetáceo está ligada ao torpedo, porque  sido evacuado para Lisboa e o segundo  "ESPADARTE". O MOTOR DIESEL.
         o poder eléctrico que a cabeça do espa-  falecido ainda em Itália, ficando sepultado
         darte tem evocava o poder explosivo que  no Campo Santo de Livorno.     O "Espadarte" tinha um sistema de
         o torpedo transportava.              O “Espadarte” foi lançado à água em 5  propulsão misto. Motores eléctricos para a
           Em 1886, com a aquisição de uma nova  de Outubro de 1912, sendo madrinha a  navegação em imersão alimentados pelas
         esquadrilha de torpedeiros, o “Espadarte”  Sr.ª D. Sara Tavares, sobrinha do nosso  baterias e motores de combustão interna,
         perdeu o nome, passando a ter a designa-  embaixador em Roma. No dia 15 de Abril  Diesel, para navegar à superfície. Nesta
         ção numérica de I. Cerca de sete anos  de 1913 é entregue à Marinha Portuguesa,  situação os motores eléctricos de propul-
         mais tarde ele seria de novo usado para                               são transformavam-se em geradores e car-
         baptizar o primeiro submersível português.                            regavam as baterias. Era o que se designa-
           A comissão de fiscalização da cons-                                 va por "submarino autónomo", por ser
         trução do submersível “Espadarte” foi ini-                            independente da estação em terra para
         cialmente constituída pela própria missão                             recarregar as baterias.
         naval atrás referida, que anos antes havia                              É precisamente neste capítulo que o
         percorrido a Europa para seleccionar o                                submersível "Espadarte" foi também pio-
         estaleiro construtor. Cerca de um ano                                 neiro, por ter sido dos primeiros a ser
         depois foi alterada passando a ser com-                               equipado com motores Diesel, numa
         posta por três oficiais que viriam a per-                             época em que estes motores eram ainda
         tencer à sua primeira guarnição: o 1TEN J.                            uma inovação. Como o tempo viria a
         Almeida Henriques, o 2TEN Fernando                                    comprovar, este era o tipo ideal de sistema
         Branco e o GM EMQ O’Sullivand Simões.                                 de propulsão para os submarinos conven-
         O 2TEN EMQ Ferreira dos Santos, que fez                               cionais, dadas as evidentes vantagens
         parte da missão naval, continuou em Tu-                               sobre os motores a gasolina e sobre as
         rim a acompanhar na fábrica da Fiat a fase                            máquinas de vapor, e terá sido um dos
         inicial do fabrico dos motores.                                       principais motivos que tornou o "Espadar-
           A guarnição veio a ser completada ao                                te" num submarino de sucesso.
         longo da construção vindo a ser composta                                Mas abordemos, ainda que abreviada-
         por 20 homens.                                                        mente, a história dos motores Diesel.
           Uma nota cabe referir sobre dois ele-  Estojo com o tinteiro de prata e pena de ouro, oferecido  Em 1897, Rudolf Diesel está convencido,
         mentos que não chegaram a pertencer à  pela 1ª guarnição ao comandante do “Espadarte”  após a construção de diversos protótipos,
         primeira guarnição: durante a estadia em  e usado na assinatura da acta de recepção do navio.  que o seu motor está pronto para ser co- ✎
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • JULHO 2000  11
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