Page 230 - Revista da Armada
P. 230

mercializado. Ainda                                                                     tões e propostas
         em 1887, Krupp                                                                          de alteração, con-
         negociou com a                                                                          tribuíram para o
         futura MAN (criada                                                                      aperfeiçoamento
         posteriormente em                                                                       dos motores, prin-
         1898) a construção                                                                      cipalmente das ge-
         destes motores em                                                                       rações que se lhes
         Nuremberga. Este                                                                        seguiram, entre os
         motor foi a vedeta,                                                                     quais os que viriam
         durante o ano de                                                                        a equipar os sub-
         1898, da 2ª EXPO                                                                        mersíveis "Foca",
         da Energia de Mu-                                                                       "Golfinho" e "Hidra".
         nique e na EXPO                                                                           Como facilmen-
         Eléctrica de Nova                                                                       te se pode cons-
         York, recebendo                                                                         tatar é num mo-
         na Exposição Uni-                                                                       mento ainda de
         versal de 1900, em                                                                      muita incerteza
         Paris, o grande pré-                                                                    quanto ao futuro
         mio.                                                                                    dos motores Die-
           Desde logo é re-                                                                      sel que Portugal,
         conhecida a po-   Um dos motores Diesel do “Espadarte”. Provavelmente, a primeira instalação Diesel a existir em Portugal.  num acto de ma-
         tencialidade deste                                                                      gistral antecedên-
         motor para substituir a máquina de vapor  submersíveis,  cuja primeira aplicação  foi  cia e de corajosa antecipação, decide
         e o motor de explosão usados até então  nos submersíveis da classe "Medusa" e  encomendar o seu primeiro submersível
         nos submersíveis. As vantagens em relação  um pouco mais tarde  no submersível  já equipado com este tipo de motores.
         à primeira eram a sua menor dimensão e  "Espadarte".                  Com a sua chegada a Lisboa, em Agosto
         condutas de evacuação mais discretas. Em  Em 1914, no início da I Grande Guerra,  de 1913, ter-se-á introduzido a primeira
         comparação com o motor de explosão  apenas 0,4% da tonelagem mundial dos  instalação deste tipo no país (1). Este pio-
         tinha a favor o seu menor consumo e o  navios era equipada com motores Diesel.  neirismo terá tido o seu preço, a começar
         reduzido risco de explosão.          Resumidamente, os motores do "Espadarte",  pela dificuldade em obter o respectivo
           L’Aigrette (1901) foi o primeiro submer-  que tinham algumas particularidades cu-  combustível em Portugal. A esse propósi-
         sível do mundo a ser equipado com um  riosas, podem ser apresentados como  to, numa mensagem enviada pelo coman-
         motor Diesel, inspirado nos motores  segue: marca Fiat San Giorgio, modelo  dante do "Espadarte" para Lisboa aquando
         MAN, e construído pela Companhia   2C-116P, a 2 tempos, reversíveis, com 6  dos preparativos da viagem, dizia ele: "...
         Francesa de Motores a Gás. Tinha uma  cilindros em linha e um compressor de ar  podendo entrar-se, segundo as circuns-
         potência de 160 CV a 400 RPM e era ca-  incorporado, monocilindrico, recebendo  tancias acima apontadas, em Marselha,
         paz de deslocar um navio com 179   movimento duma sétima manivela, fun-  Barcelona, Cartagena ou Gibraltar, porto
         toneladas.                         cionando como se de um sétimo cilindro  este no qual, embora a provisão de nafte-
           Em 30 de Agosto de 1905 é lançado  se tratasse. Este compressor carregava um  lina para a propulsão com um motor, a 9
         nos estaleiros Germania, em Kiel, o pri-  conjunto de garrafas, a cerca de 80  nós, dê até Lisboa, julga este comando
         meiro submarino alemão, U-1, equipado  Kg/cm2, e o ar comprimido servia para:  aconselhável se ateste completamente,
         também com motores Diesel.         arranque do motor, sistema de pulveriza-  atendendo ao elevado preço desse com-
           A patente do motor caiu no domínio  ção do combustível e sistema de reversi-  bustível em Lisboa."
         público em 1908, aparecendo logo diver-  bilidade do motor. Tinha ainda um siste-  Mesmo seis anos depois ainda o proble-
         sos construtores a desenvolvê-lo e a aper-  ma que lhe permitia funcionar apenas  ma logístico persistia, como atesta o CTEN
         feiçoá-lo. Em 1910 Sultzer construiu o  com 4 cilindros.              Almeida Henriques, já na qualidade de
         primeiro motor Diesel sobrealimentado.  Os oito submersíveis italianos da classe  Comandante da Esquadrilha de Submer-
           É no âmbito naval, porém, que ele tem  "Medusa", idênticos e contemporâneos do  síveis, em 28 de Abril de 1919, num estu-
         maior difusão e os submersíveis são as  "Espadarte", foram igualmente equipados  do sobre os apoios existentes na cidade do
         plataformas que primeiro recebem esta  com motores Diesel Fiat 2C-116P. No  Porto na hipótese do "Espadarte" se deslo-
         inovação. Teve-se ainda de esperar pelos  entanto, durante a 1ª Grande Guerra, vi-  car a Leixões: "No mercado do Porto
         anos 30 para que o motor Diesel fosse  riam a ser desembarcados e substituídos  pode encontrar-se o ólio e petrólio
         aplicado ao transporte ferroviário e ao  por mais elementos de baterias, tornando-  necessários para o navio, mas não existe
         automóvel. Também ficou para a história  -se assim submarinos com propulsão ex-  em depósito algum nafta, nem mesmo na
         a construção da central eléctrica de Kiev,  clusivamente eléctrica. Na base desta de-  filial da Vacuum Oils (2). Os ólios são
         para os transportes públicos, equipada  cisão esteve a sua constante inopera-  bastante mais caros que em Lisboa e no
         com motores Diesel. A primeira aplica-  cionalidade devido às persistentes avarias  preço não está incluído o seu transporte
         ção de motores Diesel num navio de su-  dos motores Diesel que os técnicos e mi-  dos armazéns do Porto para a bacia de
         perfície foi no cargueiro dinamarquês  litares italianos nunca conseguiram solu-  Leixões. A Vacuum Oils, que o forneceu a
         "Selandia", de 10.000 toneladas, em  cionar satisfatoriamente, contrariamente  1,60 escudos o kilo, põe-no na Arrábida,
         1912, que exerceu a sua actividade no  aos portugueses que também neste capí-  junto dos seus depósitos, mas o trans-
         comércio entre a Europa e o Extremo  tulo desempenharam um serviço nota-  porte para Leixões é a pagar pelo navio."
         Oriente.                           bilissimo. O seu contributo foi importante
           A firma italiana Fiat, que se dedicava à  não só na manutenção da operacionali-  A HISTÓRICA VIAGEM
         industria pesada e maquinaria agrícola,  dade dos motores do "Espadarte" até ao  DE LA SPEZIA PARA LISBOA
         começa a partir de 1908 a desenvolver o  seu abate, como na evolução dos motores
         seu motor Diesel destinado a navios de  originais. Logo desde a sua construção  A primeira grande prova das suas
         pequena tonelagem. Este motor virá a ser  nas Fábricas Fiat que os engenheiros por-  capacidades seria, no entanto, a viagem
         aproveitado com sucesso em numerosos  tugueses, com as suas criteriosas suges-  realizada de La Spézia para Lisboa, cons-

         12 JULHO 2000 • REVISTA DA ARMADA
   225   226   227   228   229   230   231   232   233   234   235