Page 227 - Revista da Armada
P. 227
O novo navio polivalente logístico
O novo navio polivalente logístico
Requisitos e características principais
Sistema de Forças Nacio- • Material
nal prevê a existência de Paióis (volume total 3000 m3)
Oum navio polivalente logís- Víveres (frescos, secos, frigorifi-
tico (NPL) que assegure o trans- cados e congelados) para os 30 dias
porte e reabastecimento de forças, de autonomia e a quantidade má-
garantindo a indispensável flexibili- xima de pessoal a embarcar.
dade de emprego, capacidade de Munições, armamento e equipa-
movimentação, desembarque, mento próprio para as forças embar-
apoio logístico e apoio médico- O navio “Galicia” ATS/LPD da Armada Espanhola. cadas (BLD) e sobressalentes para o
O navio “Galicia” ATS/LPD da Armada Espanhola.
sanitário. Com um navio deste tipo navio ou em alternativa material
o país disporá de uma capacidade diverso para operações humanitárias.
de intervenção, rápida e de permanência na zona de acção, ade- A doca, garagem e hangar têm uma grande importância no pro-
quada à condução de crises que ponham em causa os interesses jecto volumétrico do navio. A doca e a garagem, bem como no
nacionais. O NPL poderá ser integrado numa força anfíbia, actuar
como navio de apoio a acções humanitárias ou plataforma de COMBUSTÍVEIS E ÁGUA
apoio a operações militares específicas, obedecendo para o efeito
a requisitos operacionais apropriados para levar a cabo: operações Combustível.................................................................. 900 tons
anfíbias, guerra anti-aérea, guerra electrónica, guerra anti-submari- Combustível de aviação................................................ 250 tons
na, guerra de minas e protecção própria e operações humanitárias. Óleo de lubrificação ..................................................... 30 tons
Tendo sido definidas no âmbito do EMA as missões e tarefas do Gasolina ....................................................................... 15 tons
navio, a sua função principal e os requisitos operacionais, avançou Água potável................................................................. 300 tons
Lastro............................................................................ 4200 tons
o grupo de projecto para a procura das melhores soluções técnicas
que satisfaçam os requisitos operacionais e permitam a execução
das diferentes tarefas ao menor custo possível, ao longo de todo o pavimento superior, o hangar e o convés de voo, ocupam 75% do
ciclo de vida do navio. comprimento do navio. Na doca, transportam-se as lanchas de
Do estudo efectuado e tendo em conta as soluções adoptadas desembarque orgânicas, no máximo 4 LCVP’s e uma LCM.
pela Espanha (Galicia e Castilha) e pela Holanda (Rotterdam) resul-
tou nesta fase do projecto um navio com as seguintes característi- CAPACIDADE MÉDICO-SANITÁRIA (711 M DE ÁREA TOTAL)
2
cas principais e capacidades.
Salas de consulta, triagem, pequenos tratamentos, esterilização, RX,
estomatologia, cirurgia (duas salas de operações), enfermaria, farmácia,
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS laboratório, banco de sangue, paiol de medicamentos e apósitos.
Comprimento total........................... 162,4 m Trata-se de um verdadeiro hospital de 2º escalão, que permitirá tratar
Boca máxima................................... 25 m os feridos da força de desembarque, ou prestar apoio médico-sanitário
Pontal .............................................. 17 m a populações em situações de calamidade ou catástrofe.
Calado de projecto........................... 5,2 m
Potência instalada............................ 14 MW O N.P.L. com as características e capacidades indicadas resolve
Velocidade máxima mantida.............18 nós requerendo 10,5 MW a questão do transporte da força de desembarque com todos os
Autonomia de viveres ...................... 30 dias (+10 dias)
Autonomia de combustível .............. 6000 milhas a 14 nós seus meios – viaturas, armas e munições, ou em alternativa o navio
Deslocamento de projecto ............... 10.215 tons dispõe de suficiente capacidade de armazenagem e alojamento
para outro tipo de missões nomeadamente humanitárias.
O navio está concebido de modo a que a maioria dos seus sis-
O navio é basicamente uma unidade de transporte de pessoas e temas sejam de tipo comercial e pode ser construído, por um
bens com as seguintes capacidades: estaleiro com capacidade para construção de navios “roll-on roll-off”
de médio porte, em Portugal existe capacidade para a construção
TRANSPORTE DE PESSOAL deste tipo de navios, incluindo os seus sistemas de comunicação e
de informação. Neste momento estão em grande parte definidos os
Guarnição (total de 150) sistemas principais e auxiliares: propulsão, produção e distribuição
Oficiais .............................................................................. 18 de energia, limitações de avarias, lastro, comando e controlo, comu-
Sargentos ........................................................................... 29 nicações, armamento e aprestamento, bem como o arranjo geral e os
Praças ................................................................................ 103 centros de operações navais e anfíbias indispensáveis à realização
Pessoal embarcado (total 654) das operações militares e humanitárias que lhe forem atribuídas.
Oficiais .............................................................................. 64 O grupo de projecto continua o seu trabalho de modo a concluir a
Sargentos ........................................................................... 95
Praças ................................................................................ 495 curto prazo a Especificação Técnica e Logística definitiva do navio.
Prevê-se para o próximo ano o arranque da construção do NPL.
Por períodos limitados de 24 ou 48 horas poderão embarcar mais 150 ou 50 pessoas.
A construção desta unidade naval será um bom estímulo para a
indústria naval portuguesa e de sistemas de informação, dotando o
• Veículos (total – 98) Estado de um excelente instrumento para a consecução da sua
garagem (900 m2) – 76 viaturas médias ou ligeiras e 53 botes política de salvaguarda dos interesses nacionais.
hangar (510 m2) – 6 helicópteros tipo Lynx, ou 4 tipo EH-101 ou Martins Guerreiro
22 viaturas ligeiras. CALM ECN
REVISTA DA ARMADA • JULHO 2000 9