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O novo navio polivalente logístico
            O novo navio polivalente logístico


                             Requisitos e características principais




               Sistema de Forças Nacio-                                                • Material
               nal prevê a existência de                                               Paióis (volume total 3000 m3)
         Oum navio polivalente logís-                                                  Víveres (frescos, secos, frigorifi-
         tico (NPL) que assegure o trans-                                             cados e congelados) para os 30 dias
         porte e reabastecimento de forças,                                           de autonomia e a quantidade má-
         garantindo a indispensável flexibili-                                        xima de pessoal a embarcar.
         dade de emprego, capacidade de                                                Munições, armamento e equipa-
         movimentação, desembarque,                                                   mento próprio para as forças embar-
         apoio logístico e apoio médico-  O navio “Galicia” ATS/LPD da Armada Espanhola.  cadas (BLD) e sobressalentes para o
                                       O navio “Galicia” ATS/LPD da Armada Espanhola.
         sanitário. Com um navio deste tipo                                           navio ou em alternativa material
         o país disporá de uma capacidade                                             diverso para operações humanitárias.
         de intervenção, rápida e de permanência na zona de acção, ade-  A doca, garagem e hangar têm uma grande importância no pro-
         quada à condução de crises que ponham em causa os interesses  jecto volumétrico do navio. A doca e a garagem, bem como no
         nacionais. O NPL poderá ser integrado numa força anfíbia, actuar
         como navio de apoio a acções humanitárias ou plataforma de           COMBUSTÍVEIS E ÁGUA
         apoio a operações militares específicas, obedecendo para o efeito
         a requisitos operacionais apropriados para levar a cabo: operações  Combustível.................................................................. 900 tons
         anfíbias, guerra anti-aérea, guerra electrónica, guerra anti-submari-  Combustível de aviação................................................ 250 tons
         na, guerra de minas e protecção própria e operações humanitárias.  Óleo de lubrificação ..................................................... 30 tons
           Tendo sido definidas no âmbito do EMA as missões e tarefas do  Gasolina ....................................................................... 15 tons
         navio, a sua função principal e os requisitos operacionais, avançou  Água potável................................................................. 300 tons
                                                               Lastro............................................................................ 4200 tons
         o grupo de projecto para a procura das melhores soluções técnicas
         que satisfaçam os requisitos operacionais e permitam a execução
         das diferentes tarefas ao menor custo possível, ao longo de todo o  pavimento superior, o hangar e o convés de voo, ocupam 75% do
         ciclo de vida do navio.                              comprimento do navio. Na doca, transportam-se as lanchas de
           Do estudo efectuado e tendo em conta as soluções adoptadas  desembarque orgânicas, no máximo 4 LCVP’s e uma LCM.
         pela Espanha (Galicia e Castilha) e pela Holanda (Rotterdam) resul-
         tou nesta fase do projecto um navio com as seguintes característi-  CAPACIDADE MÉDICO-SANITÁRIA (711 M DE ÁREA TOTAL)
                                                                                                2
         cas principais e capacidades.
                                                                 Salas de consulta, triagem, pequenos tratamentos, esterilização, RX,
                                                               estomatologia, cirurgia (duas salas de operações), enfermaria, farmácia,
                      CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS               laboratório, banco de sangue, paiol de medicamentos e apósitos.
          Comprimento total........................... 162,4 m  Trata-se de um verdadeiro hospital de 2º escalão, que permitirá tratar
          Boca máxima................................... 25 m  os feridos da força de desembarque, ou prestar apoio médico-sanitário
          Pontal .............................................. 17 m  a populações em situações de calamidade ou catástrofe.
          Calado de projecto........................... 5,2 m
          Potência instalada............................ 14 MW  O N.P.L. com as características e capacidades indicadas resolve
          Velocidade máxima mantida.............18 nós requerendo 10,5 MW  a questão do transporte da força de desembarque com todos os
          Autonomia de viveres ...................... 30 dias (+10 dias)
          Autonomia de combustível .............. 6000 milhas a 14 nós  seus meios – viaturas, armas e munições, ou em alternativa o navio
          Deslocamento de projecto ............... 10.215 tons  dispõe de suficiente capacidade de armazenagem e alojamento
                                                              para outro tipo de missões nomeadamente humanitárias.
                                                               O navio está concebido de modo a que a maioria dos seus sis-
           O navio é basicamente uma unidade de transporte de pessoas e  temas sejam de tipo comercial e pode ser construído, por um
         bens com as seguintes capacidades:                   estaleiro com capacidade para construção de navios “roll-on roll-off”
                                                              de médio porte, em Portugal existe capacidade para a construção
                        TRANSPORTE DE PESSOAL                 deste tipo de navios, incluindo os seus sistemas de comunicação e
                                                              de informação. Neste momento estão em grande parte definidos os
          Guarnição (total de 150)                            sistemas principais e auxiliares: propulsão, produção e distribuição
            Oficiais .............................................................................. 18  de energia, limitações de avarias, lastro, comando e controlo, comu-
            Sargentos ........................................................................... 29  nicações, armamento e aprestamento, bem como o arranjo geral e os
            Praças ................................................................................ 103  centros de operações navais e anfíbias indispensáveis à realização
          Pessoal embarcado (total 654)                       das operações militares e humanitárias que lhe forem atribuídas.
            Oficiais .............................................................................. 64  O grupo de projecto continua o seu trabalho de modo a concluir a
            Sargentos ........................................................................... 95
            Praças ................................................................................ 495  curto prazo a Especificação Técnica e Logística definitiva do navio.
                                                               Prevê-se para o próximo ano o arranque da construção do NPL.
          Por períodos limitados de 24 ou 48 horas poderão embarcar mais 150 ou 50 pessoas.
                                                              A construção desta unidade naval será um bom estímulo para a
                                                              indústria naval portuguesa e de sistemas de informação, dotando o
           • Veículos (total – 98)                            Estado de um excelente instrumento para a consecução da sua
           garagem (900 m2) – 76 viaturas médias ou ligeiras e 53 botes  política de salvaguarda dos interesses nacionais.
         hangar (510 m2) – 6 helicópteros tipo Lynx, ou 4 tipo EH-101 ou                           Martins Guerreiro
         22 viaturas ligeiras.                                                                           CALM ECN
                                                                                        REVISTA DA ARMADA • JULHO 2000  9
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