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atribuídos em 1960 à imagem do Arcanjo          e de colecções de fotografias, entre outras,   Sul (1962); a sua participação em diferentes
S. Rafael – objecto único e precioso guarda-    facilitando a sua organização e descrição;     eventos, como Feiras do Mar; o apoio téc-
do no Museu – 10.000 contos. Fragmento                                                         nico dado a outros Museus (Fort Jesus Mu-
duma carta de Luís Teixeira – 500 contos.        Da sua lotação, os seus directores, as ne-    seum, no Quénia, em 1977); as exposições
Fragmento de uma carta antiga – 500 contos.     cessidades de criar um quadro para pessoal     realizadas, os congressos, conferências e se-
                                                especializado, a abertura de concursos, as     minários em que participou; a sua inscrição
 As comissões técnicas e consultivas, o         pessoas que lá trabalharam, o Memorial         como membro de organizações internacio-
Conselho Consultivo do Museu, integradas        ao Ministro da Marinha, em 1959, sobre a       nais e nacionais; as facilidades concedidas a
por tão distintos oficiais e figuras da socie-  criação do lugar de pintor restaurador e ilu-  investigadores e os preços das entradas.
dade civil, entre outros, Damião Peres, Oli-    minador de cartografia antiga; a Informação
veira Martins, Frazão de Vasconcelos, Gago      de 1960, onde se referem as vantagens de        Das entidades que o apoiaram e
Coutinho, Sarmento Rodrigues, Teixeira da       um pintor privativo, alegando que o Museu      apoiam, como são exemplo a Sociedade
Mota, de que é exemplo a Informação de          difere de todos os outros existentes no País,  de Geografia, Câmaras Municipais, Gover-
1955, referente à escolha dos objectos per-     tendo como principal objectivo tornar-se       nadores e Companhias de Navegação (caso
tencentes à Biblioteca e ao Museu que de-       um monumento nacional onde perpassasse         da madeira que foi solicitada aos Governa-
viam constituir o 1º escalão a resguardar em    a história marítima, espinha dorsal da nossa   dores Ultramarinos e transportada gratuita-
caso de guerra.                                 História.                                      mente em diferentes navios mercantes, para
                                                                                               o fabrico de vitrines, modelos), as Irman-
 Os ossos da mão do Infante D. Henrique,         Da sua inauguração em 15 de Agosto de         dades, o Patriarcado, a Fundação Calouste
guardados num pequeno cofre de filigrana,       1962 e emissão de medalha comemorativa,        Gulbenkian.
legados ao Museu pelo Professor Joaquim Al-     da autoria do escultor Álvaro de Brée (e car-
berto Pires de Lima e entregues pela família    ta deste último autorizando a colocação do      Das “querelas” com outras entidades,
em 1960, bem como uma costela doada pela        gesso da sua autoria representando o Infante   exemplo da Direcção-Geral dos Edifícios e
Marquesa de Niza, que se considera perten-      D. Henrique), da sua abertura ao público       Monumentos Nacionais, a “Torre Oca”.
cente a Vasco da Gama.                          a 16 de Agosto de 1962, como é que era
                                                visto pelos portugueses e pelos estrangeiros,                   A história da criação do
 As propostas para aquisi-                      numa perspectiva dos especialistas e o olhar                  “Grupo de Amigos do Mu-
ção de peças, os constran-                      do homem comum. A cooperação com                              seu de Marinha” (1955), os
gimentos orçamentais, as                        outras entidades nacionais e internacionais                   seus Estatutos; os seus relató-
ofertas de espólios, quem                       (por exemplo, em 1943, o Museu recebe o                       rios que descrevem sucinta-
as oferece, a transferência                     Diploma que o nomeia membro da Socie-                         mente não só a sua activida-
do Museu para os Jerónimos                      dade do Museu da Marinha Real da Suécia),                     de, bem como a do próprio
que proporcionou a oferta                       com os seus congéneres e a sempre presen-                     Museu, salientando a refe-
de inúmeras e valiosas pe-                      te preocupação com a qualidade, como em                       rência à sua inauguração nos
ças, caso das guigas de remo                    1957, o Comandante Jaime do Inso, peran-                      Jerónimos, abrindo ao públi-
pertencentes à família real,                    te a pretensão do Museu de Nova York de                       co no dia seguinte e com vi-
oferta da Associação Naval                      possuir um modelo de um navio português,                      sita reservada para os sócios
de Lisboa.                                      manifesta a sua incompreensão pela falta de                   e familiares do Grupo de
                                                rigor e de profissionalismo demonstrada por                   Amigos; os contributos para
 Peças relacionadas com                         aquele Museu na obtenção de réplicas; tal                     a sua divulgação, as suas ini-
momentos marcantes da                           como o receio com o empréstimo de peças,                      ciativas, como por exemplo,
Marinha, caso da oferta, em                     pois “umas vezes perdem-se, outras voltam                     a organização de colóquios,
1935, do modelo do Sub-                         quase sempre danificadas”.                                    a obtenção de ofertas de pe-
mersível Delfim pela firma                                                                                    ças e a sua aquisição.
Vickers Armstrong; a oferta                      Relevante, também, é a contribuição do
da “Colecção Seixas” e o tes-                   Museu com peças ou reproduções para o                           Afirma-se com frequência
tamento de Henrique Mau-                        enriquecimento de outros museus nacio-                        que o Museu teve, durante
froy de Seixas; as circulares                   nais e internacionais existentes ou a criar,                  um longo período de tem-
enviadas para diferentes en-                    caso dos Museus Nacionais da Rodésia do        po, um funcionamento virtual, será mesmo
tidades visando a oferta e/ou empréstimo de                                                    assim? É verdade que não estava, de facto,
peças (de que são exemplo o conjunto de                                                        aberto ao público e que existem ofícios e
circulares enviadas, em 1910, às capitanias                                                    relatórios, como um de 1913, fazendo refe-
e delegações marítimas para indicarem ob-                                                      rência à sua não existência, mas temos que
jectos e modelos que, pelo seu valor histó-                                                    reconhecer que apesar de tudo, ele estava
rico e artístico fossem dignos de figurar no                                                   a enriquecer o seu espólio e as peças foram
Museu); a preocupação com a recolha de                                                         sempre entrando ao longo do tempo.
objectos de navios abatidos, bem como o                                                         Com toda esta documentação acompa-
interesse em enriquecer o seu espólio com                                                      nhamos o nascimento do Museu e o seu
material apreendido na Guerra do Ultra-                                                        crescimento até se tornar naquilo que é
mar (como se pode aferir por uma Nota do                                                       hoje, um dos mais importantes e visitados
Comando Naval de Angola, em Agosto de                                                          museus de Portugal.
1963, que satisfazendo o pedido do Museu,                                                       Esperamos ter conseguido lançar um rep-
enviou material apreendido em serviço na-                                                      to, desafiar os leitores deste apontamento a
quela Província).                                                                              consultar a documentação e a elaborar estu-
                                                                                               dos sobre o Museu de Marinha.
 Os pareceres de especialistas sobre a
autenticidade de peças, os processos de                                                                                          Isabel Beato
aquisições de peças, pinturas de quadros,                                                                        Técnica Superior – Arquivo
retratos, preços, artistas, inclusivamente, as                                                  N.R.
verbas despendidas permitem-nos conhecer                                                        O autor não adota o novo acordo ortográfico.
a importância atribuída à Cultura ao longo                                                      REVISTA DA ARMADA • DEZEMBRO 2013 23
do tempo.

 A documentação também nos ajuda a
compreender a origem de algumas peças
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