Page 23 - Revista da Armada
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atribuídos em 1960 à imagem do Arcanjo e de colecções de fotografias, entre outras, Sul (1962); a sua participação em diferentes
S. Rafael – objecto único e precioso guarda- facilitando a sua organização e descrição; eventos, como Feiras do Mar; o apoio téc-
do no Museu – 10.000 contos. Fragmento nico dado a outros Museus (Fort Jesus Mu-
duma carta de Luís Teixeira – 500 contos. Da sua lotação, os seus directores, as ne- seum, no Quénia, em 1977); as exposições
Fragmento de uma carta antiga – 500 contos. cessidades de criar um quadro para pessoal realizadas, os congressos, conferências e se-
especializado, a abertura de concursos, as minários em que participou; a sua inscrição
As comissões técnicas e consultivas, o pessoas que lá trabalharam, o Memorial como membro de organizações internacio-
Conselho Consultivo do Museu, integradas ao Ministro da Marinha, em 1959, sobre a nais e nacionais; as facilidades concedidas a
por tão distintos oficiais e figuras da socie- criação do lugar de pintor restaurador e ilu- investigadores e os preços das entradas.
dade civil, entre outros, Damião Peres, Oli- minador de cartografia antiga; a Informação
veira Martins, Frazão de Vasconcelos, Gago de 1960, onde se referem as vantagens de Das entidades que o apoiaram e
Coutinho, Sarmento Rodrigues, Teixeira da um pintor privativo, alegando que o Museu apoiam, como são exemplo a Sociedade
Mota, de que é exemplo a Informação de difere de todos os outros existentes no País, de Geografia, Câmaras Municipais, Gover-
1955, referente à escolha dos objectos per- tendo como principal objectivo tornar-se nadores e Companhias de Navegação (caso
tencentes à Biblioteca e ao Museu que de- um monumento nacional onde perpassasse da madeira que foi solicitada aos Governa-
viam constituir o 1º escalão a resguardar em a história marítima, espinha dorsal da nossa dores Ultramarinos e transportada gratuita-
caso de guerra. História. mente em diferentes navios mercantes, para
o fabrico de vitrines, modelos), as Irman-
Os ossos da mão do Infante D. Henrique, Da sua inauguração em 15 de Agosto de dades, o Patriarcado, a Fundação Calouste
guardados num pequeno cofre de filigrana, 1962 e emissão de medalha comemorativa, Gulbenkian.
legados ao Museu pelo Professor Joaquim Al- da autoria do escultor Álvaro de Brée (e car-
berto Pires de Lima e entregues pela família ta deste último autorizando a colocação do Das “querelas” com outras entidades,
em 1960, bem como uma costela doada pela gesso da sua autoria representando o Infante exemplo da Direcção-Geral dos Edifícios e
Marquesa de Niza, que se considera perten- D. Henrique), da sua abertura ao público Monumentos Nacionais, a “Torre Oca”.
cente a Vasco da Gama. a 16 de Agosto de 1962, como é que era
visto pelos portugueses e pelos estrangeiros, A história da criação do
As propostas para aquisi- numa perspectiva dos especialistas e o olhar “Grupo de Amigos do Mu-
ção de peças, os constran- do homem comum. A cooperação com seu de Marinha” (1955), os
gimentos orçamentais, as outras entidades nacionais e internacionais seus Estatutos; os seus relató-
ofertas de espólios, quem (por exemplo, em 1943, o Museu recebe o rios que descrevem sucinta-
as oferece, a transferência Diploma que o nomeia membro da Socie- mente não só a sua activida-
do Museu para os Jerónimos dade do Museu da Marinha Real da Suécia), de, bem como a do próprio
que proporcionou a oferta com os seus congéneres e a sempre presen- Museu, salientando a refe-
de inúmeras e valiosas pe- te preocupação com a qualidade, como em rência à sua inauguração nos
ças, caso das guigas de remo 1957, o Comandante Jaime do Inso, peran- Jerónimos, abrindo ao públi-
pertencentes à família real, te a pretensão do Museu de Nova York de co no dia seguinte e com vi-
oferta da Associação Naval possuir um modelo de um navio português, sita reservada para os sócios
de Lisboa. manifesta a sua incompreensão pela falta de e familiares do Grupo de
rigor e de profissionalismo demonstrada por Amigos; os contributos para
Peças relacionadas com aquele Museu na obtenção de réplicas; tal a sua divulgação, as suas ini-
momentos marcantes da como o receio com o empréstimo de peças, ciativas, como por exemplo,
Marinha, caso da oferta, em pois “umas vezes perdem-se, outras voltam a organização de colóquios,
1935, do modelo do Sub- quase sempre danificadas”. a obtenção de ofertas de pe-
mersível Delfim pela firma ças e a sua aquisição.
Vickers Armstrong; a oferta Relevante, também, é a contribuição do
da “Colecção Seixas” e o tes- Museu com peças ou reproduções para o Afirma-se com frequência
tamento de Henrique Mau- enriquecimento de outros museus nacio- que o Museu teve, durante
froy de Seixas; as circulares nais e internacionais existentes ou a criar, um longo período de tem-
enviadas para diferentes en- caso dos Museus Nacionais da Rodésia do po, um funcionamento virtual, será mesmo
tidades visando a oferta e/ou empréstimo de assim? É verdade que não estava, de facto,
peças (de que são exemplo o conjunto de aberto ao público e que existem ofícios e
circulares enviadas, em 1910, às capitanias relatórios, como um de 1913, fazendo refe-
e delegações marítimas para indicarem ob- rência à sua não existência, mas temos que
jectos e modelos que, pelo seu valor histó- reconhecer que apesar de tudo, ele estava
rico e artístico fossem dignos de figurar no a enriquecer o seu espólio e as peças foram
Museu); a preocupação com a recolha de sempre entrando ao longo do tempo.
objectos de navios abatidos, bem como o Com toda esta documentação acompa-
interesse em enriquecer o seu espólio com nhamos o nascimento do Museu e o seu
material apreendido na Guerra do Ultra- crescimento até se tornar naquilo que é
mar (como se pode aferir por uma Nota do hoje, um dos mais importantes e visitados
Comando Naval de Angola, em Agosto de museus de Portugal.
1963, que satisfazendo o pedido do Museu, Esperamos ter conseguido lançar um rep-
enviou material apreendido em serviço na- to, desafiar os leitores deste apontamento a
quela Província). consultar a documentação e a elaborar estu-
dos sobre o Museu de Marinha.
Os pareceres de especialistas sobre a
autenticidade de peças, os processos de Isabel Beato
aquisições de peças, pinturas de quadros, Técnica Superior – Arquivo
retratos, preços, artistas, inclusivamente, as N.R.
verbas despendidas permitem-nos conhecer O autor não adota o novo acordo ortográfico.
a importância atribuída à Cultura ao longo REVISTA DA ARMADA • DEZEMBRO 2013 23
do tempo.
A documentação também nos ajuda a
compreender a origem de algumas peças