Page 12 - Revista da Armada
P. 12

REVISTA DA ARMADA | 544



              COMUNICAÇÃO:


              A ESSÊNCIA DO TRABALHO EM EQUIPA




                                                 “Se as instruções não são claras e as explicações e as ordens não estão compromeƟ das,
                                                                                                    a falha é do general“
                                                                                                                Sun Tzu

                 comunicação é uma capacidade intrínseca do ser humano.   mares da pirâmide de competências não-técnicas. Primeiro,
              A  Corresponde a um processo de troca de informação entre   começou por falar-se da consciência situacional, tanto a nível
              dois ou mais indivíduos, bem como de  feedback, respostas,   individual como da equipa, e da importância que um bom nível
              ideias ou emoções em relação a um assunto. Essa comunica-  desta competência possui para a operação de um navio. Como
              ção é feita com base num código que deve ser compreendido   segundo patamar, surge a tomada de decisão que cada um de
              por todos os elementos envolvidos no processo comunicaƟ vo.   nós faz em cada momento. Temos consciência de onde esta-
              Como em todas as áreas do conhecimento, diversos estudio-  mos, idenƟ fi camos o problema e sabemos como o resolver…
              sos se têm dedicado a compreender melhor como ocorrem os   E agora? Como seremos capazes de transmiƟ r isso à nossa
              processos de comunicação, exisƟ ndo a designada “Teoria da   equipa, de forma posiƟ va, contribuindo para a minimização da
              Comunicação” que explica de que forma se processa a troca   cadeia de erro? É aqui que a comunicação tem um papel deci-
              de informação e a comunicação humana como processo social   sivo para o desempenho da equipa e execução da missão.
              primário.
               Costuma dizer-se que, muitas vezes, a forma como se fala é   COMUNICAR: COMO SE PROCESSA?
              mais relevante do que aquilo que se diz. Vergílio Ferreira disse
              que “Afi rma com energia o disparate que quiseres e acabarás   A comunicação é composta por quatro elementos fundamen-
              por encontrar quem acredite em Ɵ ”. É, por isso, que a comuni-  tais, como se observa na fi gura seguinte.
              cação se consƟ tui como uma arma tão potente nas organiza-  Esta é uma competência não-técnica que pode e deve ser
                                                                                           treinada para garanƟ r a coor-
                                                                                           denação de todos os elementos
                                                                                           da equipa, sem perda de infor-
                                                                                           mação relevante no decorrer
                                                                                           dos acontecimentos. Por exem-
                                                                                           plo, se no centro de operações
                                                                                           de uma fragata não exisƟ r  um
                                                                                           bom fl uxo de informação entre
                                                                                           todas as estações, o coman-
                                                                                           dante do navio não conseguirá
                                                                                           ter o panorama geral dos recur-
                                                                                           sos disponíveis para fazer face
                                                                                           a uma situação de ameaça.
                                                                                           Ainda que consiga ter o seu
                                                                                           nível de consciência situacional
                                                                                           defi nido, fruto da sua própria
                                                                                           observação do que se passa
                                                                                           em redor, necessita dos inputs
                                                                                           das diferentes áreas para a sua
                                                                                           tomada de decisão e isso ape-
                                                                                           nas é possível com a existência
                                                                                           de canais de comunicação bem
                                                                                           estabelecidos. Trata-se de uma
                                                                                           comunicação bidirecional que
                                                                                           reforça o modelo mental parƟ -
                                                                                           lhado da equipa sobre a situa-
                                                                                           ção e que permite o afi nar das
                                                                                           capacidades.
              ções e sociedade atual, estando nos alicerces da sua estrutu-  No entanto, quando se fala no sucesso do processo comuni-
              ração. Mas será que apenas se comunica de uma única forma?   cacional, é necessário relembrar os diferentes tipos de comu-
              Tal como acontece com a inteligência, a comunicação pode ser   nicação falados anteriormente. Stephen Hawking disse que
              de diferentes Ɵ pos. Por exemplo, pode falar-se de tantos Ɵ pos   “As grandes conquistas da humanidade foram obtidas conver-
              de comunicação como a comunicação oral, escrita, não verbal,   sando e as grandes falhas, pela falta de diálogo”. Não é pre-
              visual, social, organizacional, interna, integrada ou asserƟ va.   ciso apenas dizer-se que é preciso comunicar. É fundamental
               Nos dois arƟ gos anteriores, falou-se dos dois primeiros pata-  criar o espaço e as condições ideais para que essa comuni-


              12   SETEMBRO/OUTUBRO 2019
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17