Page 19 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 551

















   Enfermaria                           Cozinha                             Porão

         para salvamento maríƟ mo de acordo com o código LSA (Life   O desempenho dos navios depende também das condições
         Saving Appliances) da IMO. A manobra destas embarcações é   de habitabilidade de bordo, o que inclui os acessos, a facilidade
         realizada em ambos os bordos, próximo de meio-navio, através   de execução dos diferentes percursos, a ergonomia e o arranjo
         de um turco dedicado a esƟ bordo e de uma grua extensível mul-  dos espaços de lazer/descanso. Os acessos foram facilitados de
         Ɵ funções a bombordo, a qual permite, não só a movimentação   forma a auxiliar o trânsito de pessoal a bordo e a execução de
         da embarcação, como também de carga diversa.         tarefas, através da largura generosa dos corredores e da existên-
           Os NPO têm ainda a capacidade para realizar operações de voo   cia de troncos de escadas em subsƟ tuição de escadas verƟ cais.
         com aeronaves do Ɵ po Super Lynx. A estrutura do convés de voo   Adicionalmente, foram projetados caminhos de fuga para todas
         foi dimensionada não só para os esforços de aterragem, mas tam-  as zonas entre anteparas estanques, casas de máquinas e outros
         bém para situações de aterragem em emergência com possibili-  comparƟ mentos de maiores dimensões. Todos os percursos de
         dade de colisão. Imediatamente a vante do convés de voo, com   uƟ lização habitual foram estudados, tais como o percurso do
         acesso direto ao mesmo, o local para instalação do contentor   convés de voo à enfermaria e o percurso da cozinha ao refeitório,
         proporciona uma capacidade mulƟ função ao navio, podendo ser   às câmaras (de Ofi ciais e Sargentos) e às frigorífi cas (o acesso às
         uƟ lizado para a instalação de uma câmara hiperbárica, ou de um   frigorifi cas/paióis e à Câmara de Ofi ciais faz-se através de dois
         contentor de controlo/ofi cina de VENT (VEículos Não Tripulados).  elevadores diferentes de forma a evitar qualquer contaminação).
           Para permiƟ r a execução de missões de busca e salvamento,   Os espaços de lazer foram dimensionados com padrões supe-
         assistência a populações civis e transporte de forças militares de   riores aos defi nidos pela normalização da North AtlanƟ c Treaty
         reduzidas dimensões, foi instalada uma enfermaria totalmente   OrganizaƟ on (NATO), com alojamentos com uma densidade de
         equipada, contemplado o uso do refeitório como enfermaria de   ocupação relaƟ vamente baixa, em que o padrão para praças são
         emergência (o qual possui dois acessos independentes ao exte-  alojamentos para 4 elementos (existe um alojamento para 2 ele-
         rior) e o porão como um espaço mulƟ funções, local onde pode-  mentos e outros dois para 6 elementos) e casas de banho indivi-
         rão ser alojados provisoriamente 45 pessoas (espaço com venƟ -  dualizadas por alojamento, exceto no caso de dois alojamentos
         lação apropriada e independente do resto do navio).  para pessoal extra guarnição (10 elementos).







                   Dimensões                Performance           Propulsão e Energia         Capacidade
             Comprimento     83,1 m   Velocidade máx    21 nós   2 Motores Diesel Wartsilla 7,8 MW   Alojamento Oficiais   9
             Boca máxima     12,95 m   Velocidade máx  elétricos   10 nós   2 Motores Elétricos Prop   600 kW   Alojamento Sargentos   12
             Pontal à proa    9,6 m   Raio de giração mínimo   125 m   4 Grupos eletrogéneos    1,3 MW   Alojamento Praças   46
             Pontal à Popa    6,9 m   Paragem de emergência   300 m   Impulsor de Proa   250 kW   Provisório (porão)   45
             Calado médio    3,83 m   Autonomia comb  (15 nós)   14 dias
             Deslocamento Pi[    1868 t   Autonomia víveres    30 dias   2 Hélices de passo controlável   Enfermaria equipada
                                      Capacidade água doce   55 t   Estabilizadores ativos





                   Armamento                 Sensores            Comando e controlR C4I       Operações
             Peça de 30 mm Oto Mellara   Radar Banda I         Sistema integrado Coms - SICC   Convés de voo para Helicóptero
                                                                                        Super Lynx
             Metralhadoras pesadas    Radar Banda F            Sistema Gestão da Plataforma SGP   1 Contentor 20 pés  s
             Capacidade de Minagem MK55   Sensor eletro-ótico   Infraestruturas de Rede (RCM)
             Armamento Portátil                                Comunicações HF, VHF, UHF   2 Semirrígidas vHl  Pi[  > 35 nós
                                                               SATCOM Comercial
                                                                                        1 Grua capacidade 3000 kg
                                                                                        1 Turco capacidade 3800 kg



         CaracterísƟ cas gerais dos NPO


                                                                                                    MAIO 2020  19
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