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REVISTA DA ARMADA | 551
Enfermaria Cozinha Porão
para salvamento maríƟ mo de acordo com o código LSA (Life O desempenho dos navios depende também das condições
Saving Appliances) da IMO. A manobra destas embarcações é de habitabilidade de bordo, o que inclui os acessos, a facilidade
realizada em ambos os bordos, próximo de meio-navio, através de execução dos diferentes percursos, a ergonomia e o arranjo
de um turco dedicado a esƟ bordo e de uma grua extensível mul- dos espaços de lazer/descanso. Os acessos foram facilitados de
Ɵ funções a bombordo, a qual permite, não só a movimentação forma a auxiliar o trânsito de pessoal a bordo e a execução de
da embarcação, como também de carga diversa. tarefas, através da largura generosa dos corredores e da existên-
Os NPO têm ainda a capacidade para realizar operações de voo cia de troncos de escadas em subsƟ tuição de escadas verƟ cais.
com aeronaves do Ɵ po Super Lynx. A estrutura do convés de voo Adicionalmente, foram projetados caminhos de fuga para todas
foi dimensionada não só para os esforços de aterragem, mas tam- as zonas entre anteparas estanques, casas de máquinas e outros
bém para situações de aterragem em emergência com possibili- comparƟ mentos de maiores dimensões. Todos os percursos de
dade de colisão. Imediatamente a vante do convés de voo, com uƟ lização habitual foram estudados, tais como o percurso do
acesso direto ao mesmo, o local para instalação do contentor convés de voo à enfermaria e o percurso da cozinha ao refeitório,
proporciona uma capacidade mulƟ função ao navio, podendo ser às câmaras (de Ofi ciais e Sargentos) e às frigorífi cas (o acesso às
uƟ lizado para a instalação de uma câmara hiperbárica, ou de um frigorifi cas/paióis e à Câmara de Ofi ciais faz-se através de dois
contentor de controlo/ofi cina de VENT (VEículos Não Tripulados). elevadores diferentes de forma a evitar qualquer contaminação).
Para permiƟ r a execução de missões de busca e salvamento, Os espaços de lazer foram dimensionados com padrões supe-
assistência a populações civis e transporte de forças militares de riores aos defi nidos pela normalização da North AtlanƟ c Treaty
reduzidas dimensões, foi instalada uma enfermaria totalmente OrganizaƟ on (NATO), com alojamentos com uma densidade de
equipada, contemplado o uso do refeitório como enfermaria de ocupação relaƟ vamente baixa, em que o padrão para praças são
emergência (o qual possui dois acessos independentes ao exte- alojamentos para 4 elementos (existe um alojamento para 2 ele-
rior) e o porão como um espaço mulƟ funções, local onde pode- mentos e outros dois para 6 elementos) e casas de banho indivi-
rão ser alojados provisoriamente 45 pessoas (espaço com venƟ - dualizadas por alojamento, exceto no caso de dois alojamentos
lação apropriada e independente do resto do navio). para pessoal extra guarnição (10 elementos).
Dimensões Performance Propulsão e Energia Capacidade
Comprimento 83,1 m Velocidade máx 21 nós 2 Motores Diesel Wartsilla 7,8 MW Alojamento Oficiais 9
Boca máxima 12,95 m Velocidade máx elétricos 10 nós 2 Motores Elétricos Prop 600 kW Alojamento Sargentos 12
Pontal à proa 9,6 m Raio de giração mínimo 125 m 4 Grupos eletrogéneos 1,3 MW Alojamento Praças 46
Pontal à Popa 6,9 m Paragem de emergência 300 m Impulsor de Proa 250 kW Provisório (porão) 45
Calado médio 3,83 m Autonomia comb (15 nós) 14 dias
Deslocamento Pi[ 1868 t Autonomia víveres 30 dias 2 Hélices de passo controlável Enfermaria equipada
Capacidade água doce 55 t Estabilizadores ativos
Armamento Sensores Comando e controlR C4I Operações
Peça de 30 mm Oto Mellara Radar Banda I Sistema integrado Coms - SICC Convés de voo para Helicóptero
Super Lynx
Metralhadoras pesadas Radar Banda F Sistema Gestão da Plataforma SGP 1 Contentor 20 pés s
Capacidade de Minagem MK55 Sensor eletro-ótico Infraestruturas de Rede (RCM)
Armamento Portátil Comunicações HF, VHF, UHF 2 Semirrígidas vHl Pi[ > 35 nós
SATCOM Comercial
1 Grua capacidade 3000 kg
1 Turco capacidade 3800 kg
CaracterísƟ cas gerais dos NPO
MAIO 2020 19