Page 20 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 551
Capacidades dos NPO
A PONTE E O APOIO AO COMANDO E CONTROLO as áreas dedicadas aos diferentes centros de coordenação no
navio. Assim, a navegar, a coordenação de todas as operações
O projeto considerou a implementação do conceito de ponte realizadas a bordo é efetuada a parƟ r da Ponte, quer sejam ações
integrada, explorando o potencial da maximização da integração internas, de roƟ na, de resolução de incidentes, ou de emergên-
dos sistemas e da organização dos espaços, de forma a delimitar cia, quer sejam ações externas, como operações de busca e sal-
vamento, operações com outros navios, ou de fi scalização no
mar. Para este efeito, a consola central da Ponte apoia duas áreas
de coordenação disƟ ntas, a das ações internas (a bombordo) e a
das ações externas (a esƟ bordo).
A bombordo situa-se a área de apoio ao comando e controlo
da Plataforma, incluindo a Propulsão, Produção e Distribuição de
Energia, Sistemas Auxiliares e Sistemas de Limitação de Avarias,
através do Sistema Integrado de Gestão da Plataforma (SIGP),
que será desenvolvido na Parte II do arƟ go. A esƟ bordo situa-se
a área de apoio ao comando e controlo da ação externa, com
a integração de vários subsistemas, de navegação e de vigilân-
cia, incluindo ainda diversos sensores ambientais e de posicio-
Plataforma Navegação namento, que recolhem informação e dados, e que os disponi-
bilizam para processamento, registo e exibição, de forma clara
e amigável, através do Sistema Integrado de Navegação (SIN). É
ainda a esƟ bordo que é disponibilizada a consola de operação
remota do eletro-óƟ co e da peça de arƟ lharia. Esta disposição
é ainda complementada, em posição central, com os sistemas
necessários para o governo do navio e, em cada uma das áreas,
com os componentes perƟ nentes para as comunicações internas
(a bombordo) e externas (a esƟ bordo).
Este arranjo possibilita que os operadores se foquem no
controlo e execução das diferentes tarefas e não na interação
com vários instrumentos disponibilizados separadamente,
aumentando o potencial de operação com um menor número
de operadores, sem que isso represente uma diminuição da
Mesa de Navegação
coordenação e controlo da operação em curso, e propiciando
o apoio à ação de comando de forma ergonómica, harmoniosa
e efeƟ va.
Colaboração da EQUIPA DE ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO
Centro de Comunicações DOS NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICOS
Ponte e respeƟ va consola central: 1-Consola SIGP (Limitação de Avarias,
Auxiliares); 2-Consola SIGP (Propulsão); 3-Consola Central Governo (Conning, Nota
Piloto automáƟ co, Leme, Girobússola, Odómetro, Luzes navegação, Impulsor de
proa, Limpa vidros, Ângulos do leme, Anemómetro, Sonda); 4-Consola Comando 1 Em 2015 a infraestrutura de construção naval em Viana do Castelo foi conces-
(Radar Banda-F, Electro óƟ co); 5-Consola Navegação (ECDIS, Radar Banda-I); sionada ao Grupo MarƟ fer que consƟ tuiu a empresa WestSea Estaleiros Navais.
A-Comunicações internas; B-Comunicações externas.
20 MAIO 2020