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REVISTA DA ARMADA | 551




         NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICOS



         CONSTRUÇÃO NAVAL PORTUGUESA AO SERVIÇO DA

         MARINHA – PARTE I


































         INTRODUÇÃO
             programa de construção dos Navios de Patrulha Oceânicos (NPO) foi moƟ vado pela necessidade de atualização tecnológica dos
         O  navios em serviço na Marinha e tendo em conta a evolução dos requisitos operacionais que se pretende que sejam  cumpridos.
         Estes navios vieram subsƟ tuir as corvetas das classes João CouƟ nho e BapƟ sta de Andrade, e ainda os patrulhas da classe Cacine, que
         foram sendo abaƟ dos ao efeƟ vo, estado apenas ao serviço três unidades, mas em fase fi nal do ciclo de vida úƟ l.
           Os NPO foram projetados para saƟ sfazer, numa única plataforma, os requisitos de uma Marinha de duplo uso, podendo ser empre-
         gues em missões de carácter militar e não militar. Em termos gerais, os NPO visam capacitar o Estado para o exercício da autoridade
         no mar, contribuir para a manutenção da liberdade de uƟ lização das águas e portos nacionais e a execução de tarefas de interesse
         público nas áreas de jurisdição e de responsabilidade nacional, de que são exemplo as ações de busca e salvamento maríƟ mo,
         patrulhamento e vigilância, prevenção e combate de aƟ vidades ilegais, lançamento de minas em campos defensivos, ou a execução
         de transporte de forças militares de pequena dimensão.
           O programa da primeira série (NPO1S) foi contratualizado em 2002 entre o Estado Português (Estado) e os Estaleiros Navais de
         Viana do Castelo (ENVC), tendo sido construídos os NRP Viana do Castelo e NRP Figueira da Foz. Este programa foi complementado
         com a construção de mais dois navios, na sequência do contrato assinado entre o Estado e o Consórcio WestSea  EdisoŌ  (CWSE)
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         em 2015, o NRP Sines e o NRP Setúbal.
           Este arƟ go visa destacar as caracterísƟ cas e a tecnologia dos NPO, salientando os aspetos inovadores do Projeto e dos navios.
         Nesta primeira parte do arƟ go aborda-se o Projeto de Engenharia, as CaracterísƟ cas e Desempenho do Navio, e a Ponte e o Apoio
         ao Comando e Controlo, fi cando para a segunda parte do arƟ go a descrição do Sistema Integrado de Gestão da Plataforma, a Pro-
         pulsão, a Produção e Distribuição de Energia Elétrica, a Limitação de Avarias e os Aspetos Ambientais inovadores, fi nalizando-se
         com umas Considerações Finais.











           Data de aumento dos NPO ao efeƟ vo dos navios da Armada




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