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REVISTA DA ARMADA | 551

















           Câmara de Ofi ciais                  Refeitório de Praças                 Alojamento de Praças

         PROJETO DE ENGENHARIA                                sionadas para possuir boas capacidades de manobra e de com-
                                                              portamento no mar. Os navios permitem manobrar em águas
           Os NPO foram projetados para cumprir missões em condições   restritas superando largamente os critérios da  InternaƟ onal
         ambientais oceânicas, o que requereu o estudo extensivo da   MariƟ me OrganizaƟ on (IMO). Para tal contribui a instalação de
         resistência estrutural, geometria do casco e arranjo interno. O   um impulsor de proa, o alinhamento de cada um dos veios com o
         programa NPO1S teve diversas fases, iniciando-se com o Projeto   leme do respeƟ vo bordo e a existência de um paƟ lhão.
         Conceptual, realizado pela Marinha, à qual se seguiu a fase de   Adicionalmente, para melhorar o comportamento no mar dos
         Projeto Básico, realizado no estaleiro alemão  Howaldtswerke-  NPO, foram instalados robaletes, estabilizadores aƟ vos, um bolbo
         -Deutsche WerŌ  (HDW), por subcontratação dos ENVC com os   à proa e uma borda falsa no castelo, a qual impede o ingresso de
         quais o Estado Ɵ nha já assinado o contrato de construção, cul-  água em condições de mar adversas. Por outro lado, de forma
         minando com a fase de Projeto de Detalhe realizado nos ENVC.   a facilitar tarefas e manobras a executar com o navio a navegar,
         No contexto do programa NPO2S, o projeto de engenharia foi   os comparƟ mentos e parques de manobra mais uƟ lizados foram
         objeto de algumas modifi cações ao nível do Projeto de Detalhe,   localizados em posições onde os movimentos do navio (acelera-
         principalmente por razões de obsolescência de muitos dos siste-  ções associadas, quer ao movimento transversal – balanço, quer
         mas e equipamentos considerados no programa NPO1S, tendo   ao movimento longitudinal – cabeceio) são menores.
         esse processo sido executado pelo CWSE, a quem o Estado Ɵ nha   Para a realização das missões atribuídas aos NPO, para além do
         adjudicado a construção dos dois navios.             convés de voo, foram instalados diversos sensores, armamento,
           A Marinha acompanhou e fi scalizou de perto todas as fases, quer   embarcações orgânicas e meios de movimentação de carga. Foi
         durante o programa NPO1S, através das Missões de Acompanha-  ainda disponibilizada uma posição dedicada para a instalação de
         mento e Fiscalização (MAF), quer durante o programa NPO2S,   um contentor de 20 pés (peso até 10 toneladas).
         através da Equipa de Acompanhamento e Fiscalização (EAF).  Os navios possuem dois radares de navegação, um dos quais
                                                              de banda F e outro de banda I, para além de outras ajudas tais
         CARACTERÍSTICAS E DESEMPENHO DO NAVIO                como Electronic Chart Display and InformaƟ on System (ECDIS),
                                                              AutomaƟ c IdenƟ fi caƟ on System (AIS), Piloto AutomáƟ co, Sonda,
           Para que os NPO mantenham a sua capacidade de operação,   entre outros. Quanto às comunicações, os NPO possuem as capa-
         durante toda a extensão da sua vida úƟ l, garanƟ u-se o cumpri-  cidades adequadas para transmissão e receção nas bandas de HF,
         mento dos critérios de resistência estrutural, estabilidade intacta   VHF e UHF, de comunicações em claro e cifradas, possuindo um
         e estabilidade em avaria mais rigorosos, considerando, à parƟ da,   Sistema Integrado de Comunicações (SIC) de úlƟ ma geração para
         uma margem para crescimento futuro de aproximadamente 100   gerir todas as funcionalidades necessárias.
         toneladas. Complementarmente, as plataformas foram dimen-  Para além da capacidade de efetuar o lançamento de minas
                                                                                        (conjunto de calhas amoví-
                                                                                        veis), o armamento do navio
                                                                                        é consƟ tuído pela peça de
                                                                                        arƟ lharia de vante, de 30 mm,
                                                                                        duas metralhadoras pesa-
                                                                                        das a ré da Ponte e diverso
                                                                                        armamento portáƟ l. O navio
                                                                                        dispõe ainda de um eletro-ó-
                                                                                        Ɵ co que funciona como dire-
                                                                                        ção de Ɵ ro e que disponibiliza
                                                                                        ainda capacidade de gravação
                                                                                        (no NPO1S através de outro
                                                                                        eletro-óƟ co e, no NPO2S,
                                                                                        integrado no mesmo equipa-
                                                                                        mento que se encontra insta-
                                                                                        lado no mastro).
                                                                                          Cada um dos navios pos-
                                                                                        sui ainda duas embarcações
                                                                                        semirrígidas com capacidade
                                                                                        para aƟ ngir velocidades supe-
         Elementos do Projeto de Engenharia dos NPO                                     riores a 35 nós e cerƟ fi cadas


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