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REVISTA DA ARMADA | 551
Câmara de Ofi ciais Refeitório de Praças Alojamento de Praças
PROJETO DE ENGENHARIA sionadas para possuir boas capacidades de manobra e de com-
portamento no mar. Os navios permitem manobrar em águas
Os NPO foram projetados para cumprir missões em condições restritas superando largamente os critérios da InternaƟ onal
ambientais oceânicas, o que requereu o estudo extensivo da MariƟ me OrganizaƟ on (IMO). Para tal contribui a instalação de
resistência estrutural, geometria do casco e arranjo interno. O um impulsor de proa, o alinhamento de cada um dos veios com o
programa NPO1S teve diversas fases, iniciando-se com o Projeto leme do respeƟ vo bordo e a existência de um paƟ lhão.
Conceptual, realizado pela Marinha, à qual se seguiu a fase de Adicionalmente, para melhorar o comportamento no mar dos
Projeto Básico, realizado no estaleiro alemão Howaldtswerke- NPO, foram instalados robaletes, estabilizadores aƟ vos, um bolbo
-Deutsche WerŌ (HDW), por subcontratação dos ENVC com os à proa e uma borda falsa no castelo, a qual impede o ingresso de
quais o Estado Ɵ nha já assinado o contrato de construção, cul- água em condições de mar adversas. Por outro lado, de forma
minando com a fase de Projeto de Detalhe realizado nos ENVC. a facilitar tarefas e manobras a executar com o navio a navegar,
No contexto do programa NPO2S, o projeto de engenharia foi os comparƟ mentos e parques de manobra mais uƟ lizados foram
objeto de algumas modifi cações ao nível do Projeto de Detalhe, localizados em posições onde os movimentos do navio (acelera-
principalmente por razões de obsolescência de muitos dos siste- ções associadas, quer ao movimento transversal – balanço, quer
mas e equipamentos considerados no programa NPO1S, tendo ao movimento longitudinal – cabeceio) são menores.
esse processo sido executado pelo CWSE, a quem o Estado Ɵ nha Para a realização das missões atribuídas aos NPO, para além do
adjudicado a construção dos dois navios. convés de voo, foram instalados diversos sensores, armamento,
A Marinha acompanhou e fi scalizou de perto todas as fases, quer embarcações orgânicas e meios de movimentação de carga. Foi
durante o programa NPO1S, através das Missões de Acompanha- ainda disponibilizada uma posição dedicada para a instalação de
mento e Fiscalização (MAF), quer durante o programa NPO2S, um contentor de 20 pés (peso até 10 toneladas).
através da Equipa de Acompanhamento e Fiscalização (EAF). Os navios possuem dois radares de navegação, um dos quais
de banda F e outro de banda I, para além de outras ajudas tais
CARACTERÍSTICAS E DESEMPENHO DO NAVIO como Electronic Chart Display and InformaƟ on System (ECDIS),
AutomaƟ c IdenƟ fi caƟ on System (AIS), Piloto AutomáƟ co, Sonda,
Para que os NPO mantenham a sua capacidade de operação, entre outros. Quanto às comunicações, os NPO possuem as capa-
durante toda a extensão da sua vida úƟ l, garanƟ u-se o cumpri- cidades adequadas para transmissão e receção nas bandas de HF,
mento dos critérios de resistência estrutural, estabilidade intacta VHF e UHF, de comunicações em claro e cifradas, possuindo um
e estabilidade em avaria mais rigorosos, considerando, à parƟ da, Sistema Integrado de Comunicações (SIC) de úlƟ ma geração para
uma margem para crescimento futuro de aproximadamente 100 gerir todas as funcionalidades necessárias.
toneladas. Complementarmente, as plataformas foram dimen- Para além da capacidade de efetuar o lançamento de minas
(conjunto de calhas amoví-
veis), o armamento do navio
é consƟ tuído pela peça de
arƟ lharia de vante, de 30 mm,
duas metralhadoras pesa-
das a ré da Ponte e diverso
armamento portáƟ l. O navio
dispõe ainda de um eletro-ó-
Ɵ co que funciona como dire-
ção de Ɵ ro e que disponibiliza
ainda capacidade de gravação
(no NPO1S através de outro
eletro-óƟ co e, no NPO2S,
integrado no mesmo equipa-
mento que se encontra insta-
lado no mastro).
Cada um dos navios pos-
sui ainda duas embarcações
semirrígidas com capacidade
para aƟ ngir velocidades supe-
Elementos do Projeto de Engenharia dos NPO riores a 35 nós e cerƟ fi cadas
18 MAIO 2020