Page 20 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 566
equipamentos vitais. Foi substituída chapa nas obras vivas, os gru-
pos eletrogéneos e radares, entre muitas outras intervenções, mas
o risco de, no final das intervenções, a plataforma não satisfazer os
padrões de prontidão era elevado. O custo e a duração de ações de
manutenção deste tipo é difícil de controlar. Estender o último PO
não se afigura ser a melhor solução!...
Tendo em consideração os condicionalismos referidos, a última
fase do Ciclo de Vida das corvetas prolonga-se há 20 anos. Esta in-
certeza tem provocado grandes dificuldades e investimentos fora
de tempo. Uma coisa é certa, os navios nunca teriam atingido os
50 anos de atividade operacional se, durante anos, não se tivesse
seguido e cumprido uma política de manutenção rígida, muitas
vezes em “sobre manutenção” , por forma a garantir períodos
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operacionais com elevada disponibilidade e fiabilidade.
Permitam-me uma palavra de reconhecimento e de confiança
Em reabastecimento. NRP S. Gabriel, 2 fragatas e uma corveta (anos 80) nas guarnições e em todo o pessoal que garante o cumprimento
das missões das corvetas António Enes e João Roby, as últimas
abaixo das necessidades reais e estes navios deixaram de ser prio-
ritários. Pouco tempo depois, na Direção de Navios, foi elaborada sobrevivas de uma linhagem perfeita.
uma listagem com a ordenação e previsão do ano de abate em
resultado da análise multicritério prévia, esta com parâmetros O EXEMPLO TEM LIMITES
abrangentes e pragmática.
Entrava-se, assim, na última fase do Ciclo de Vida das corvetas. O cumprimento dos 50 anos de vida útil da corveta “António
Não era possível cumprir o Ciclo de Manutenção definido. O atra- Enes”, em missão na Região Autónoma dos Açores no passado
so nas docagens começava a ser significativo, apesar do intervalo mês de junho, com todo o garbo, é sem dúvida um acontecimento
entre docagens ter passado para 36 meses. Por razões diversas, épico que dá credibilidade acrescida à Marinha. Mas também nos
a 1ª corveta a ser abatida foi a última a entrar ao serviço. Tinha deve fazer refletir sobre os programas de aquisição de navios. Os
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32 anos de serviço. navios do tipo corveta, construídos para uma vida útil de 30 anos,
Da ordenação para desarmamento e posterior abate, foi elabo- viram os seus períodos operacionais sucessivamente estendidos,
rado o Plano de Abates, necessariamente alinhado com o Plano pois como verdadeiros cavalos de batalha, continuam a ser neces-
de Aumento ao Efetivo de Unidades Navais. A construção dos sários para garantir o Dispositivo Naval Padrão.
NPO tinha começado e o contrato indicava que o primeiro navio A substituição de navios não é, por si só, a justificação, mas
entraria ao serviço em 2005, prevendo-se um novo navio cada sim uma resposta a uma necessidade identificada para o desem-
ano, até ao total de 10. Desta forma tomaram-se decisões impor- penho das missões da Marinha, em função das determinações
tantes, nomeadamente quanto às ações de manutenção, tendo emanadas na documentação de referência e aprovadas na As-
em consideração o respetivo último Período Operacional (PO). sembleia da República.
A gestão da manutenção no final no Ciclo de Vida não é fácil. A Planear não é difícil. As corvetas entraram ao serviço entre 1970
segurança da plataforma é a principal preocupação, a par da redu- e 75. A última devia ter sido abatida e devidamente substituída,
ção das intervenções ao indispensável, para controlo dos custos. O em tempo, por navios adequados aos requisitos e às missões, ou
abate das corvetas continuava, a entrada ao serviço de novos na- seja, no limite, em 2010.
vios, não. Este facto obrigou, sucessivamente, a “empurrar” o aba- O Semanário Expresso, na edição de 9 de novembro de 2002,
te de alguns navios até ao limite, mas ainda foi necessário efetuar publicava a seguinte fotografia com uma legenda e título bem su-
intervenções de monta em 3 corvetas, incluindo a substituição de gestivos: O Fim das Corvetas.
NRP António Enes, grupos eletrogéneos instalados em 2014
(Foto NRP António Enes) NRP João Roby em operações de voo com um dos Lynx da Marinha
20 SETEMBRO / OUTUBRO 2021