Page 337 - Revista da Armada
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últimas oportunidades de afirmação profissio-  A defesa contra mísseis anti-radiação reve-  A entidade inspectora recebeu então o
         nal. Assim a curva tipo é a que se apresenta  lou novos dados de avaliação das acções a  comandante do navio na camarinha para
         na figura juntando-se no gráfico a curva de  desenvolver como contramedidas para este  lhe comunicar o resultado enquanto a guar-
         evolução do NRP “Corte-Real”.      tipo de ameaça o que sugere em sede própria  nição formava no hangar para ouvir o ve-
           A já referida qualidade de aprontamento  uma avaliação dos procedimentos standard  redicto final.
         material revelou ser um factor determinante  para lhe fazer face.        Depois de ouvir o “assessment final” o
         na rentabilização do treino pois o desempe-  Mais uma vez se verificou a necessidade  comandante do navio  manifestou ao De-
         nho das equipas só pode ser avaliado se os  de adequar os uniformes às necessidades do  puty FOST o elevado grau de satisfação na-
         sistemas e equipamentos estiverem disponí-  pessoal de bordo. Um exemplo característi-  tural pelo nível de desempenho conseguido
         veis e em condições de per-                                                       mas sobretudo porque aque-
         mitir a demonstração das                                                          le era também um momento
         suas competências... e assim                                                      importante para a Marinha
         aconteceu, o número de ava-                                                       Portuguesa pela afirmação
         rias foi baixo e mesmo aque-                                                      de competência e de capaci-
         las que surgiram não tiveram                                                      dade colectiva ao conseguir
         efeito negativo no treino, por                                                    produzir um navio capaz de
         exemplo a avaria surgida no                                                       atingir os mais elevados pa-
         sonar do helicóptero aconte-                                                      drões de desempenho num
         ceu no fim da segunda sema-                                                        forum de excelência reco-
         na de Mar o que permitiu a                                                        nhecida como é o FOST,
         sua recuperação durante a                                                         credibilizando e validando
         segunda semana de treino                                                          assim o esforço da nossa es-
         de terra regressando para as                                                      trutura de formação e de trei-
         duas últimas semanas de trei-                                                     no, bem como da estrutura
         no de Mar com o helicóptero                                                       de gestão do material e de
         completamente operacional.                                                        apoio dos comandos admi-
           Finalmente, o factor decisi-                                                    nistrativos.
         vo para o sucesso alcançado                                                         A guarnição estava então
         foi sem dúvida o extraordiná-                                                     pronta a ouvir o veredicto
         rio desempenho da guarnição                                                       final, o comandante acom-
         do navio, aliando a competência a uma forte  co são os fatos isotérmicos que devem equi-  panhou o Captain Matt Parr que no hangar
         vontade de atingir os mais elevados padrões de  par as equipas de combate a alagamentos  se dirigiu a todos tecendo rasgados elogios
         desempenho individual e colectivo...  para combater a hipotermia, pois é óbvio  ao comportamento, competência e espiri-
           O desempenho da equipa de operações,  que a água que entra no rombo se encon-  to de equipa demonstrados pela guarnição
         bem apoiada pelos departamentos técnicos e  tra à mesma temperatura da água que está  do FRAREAL, afirmando o prazer que tinha
         de logística permitiu evidenciar competência  fora do casco!          constituído para o staff do FOST treinar este
         na gestão da batalha externa, nas suas diferentes    O último momento do treino é o dia da  navio. Foi de seguida enunciando as clas-
         componentes, o que constitui para o FOST um  Inspecção Final. O navio com alvorada à  sificações secto riais, acabando por dizer o
         factor de avaliação primordial, pois o objectivo  hora habitual no OST, 05:00 acorda com  resultado final do navio que todos deseja-
         do treino é produzir um navio capaz de manter  uma excitação especial pois chegou o dia  vam e pelo qual todos tinham dado o seu
         elevados níveis de sobrevivência e com compe-  da verdade onde a guarnição vai ter opor-  melhor – “GOOD”!!!
         tência para poder vencer em combate...  tunidade de demonstrar o seu potencial en-  Fez questão de referir que deveríamos es-
           Muitos outros pequenos detalhes influen-  quanto equipa de combate e a certeza de  tar orgulhosos pela classificação alcançada
         ciaram certamente o raro resultado alcançado  que ao fim do dia o navio vai finalmente ru-  não apenas por ser rara mas porque foi ple-
         pelo NRP “Corte-Real” mas estes foram aque-  mar  a sul de regresso a casa.  namente merecida e única nos dois últimos
         les que ajudaram de forma determinante e sem   Largada às 07:30 com cerca de cinquen-  anos em que o FOST treinou cerca de ses-
         os quais o sucesso não teria sido possível:  ta elementos do FOST embarcados acompa-  senta navios de doze nacionalidades.
           s 0REPARA ÎO DA MISSÎO           nhando a entidade inspectora, Deputy FOST   É indescritível a expressão de alegria e emo-
           s 1UALIDADE DO TREINO NACIONAL   Captain Matt Parr. O cenário é multi-amea-  ção de algumas faces na formatura...  a guar-
           s 0RESTA ÎO NO 3TAFF 3EA #HECK   ça com mais dois navios HMS “CHATAM” e  nição da fragata “Corte-Real” estava cansada
           s 'ESTÎO DA CURVA DE TREINO E DE ESFOR O  HMS “LIVERPOOL” em companhia em pro-  mas muito feliz o que em termos profissionais
           s $ESEMPENHO DO MATERIAL         tecção a uma unidade valiosa escoltada até  constitui uma combinação excelente!
           s  %XTRAORDINÉRIO DESEMPENHO DA GUARNI ÎO  às 14:00. São enfrentadas as ameaça aérea de    Terminado o OST os elementos da guarni-
            Este treino intenso permitiu não só vali-  superfície e submarina para além das amea-  ção do NRP “Corte-Real” estão conscientes
         dar procedimentos mas também retirar lições  ças internas de incêndios, alagamentos, ava-  de que o fim do treino é apenas o começo
         aprendidas as quais serão objecto de docu-  rias e feridos... para além das preocupações  do período de plena prontidão operacional
         mento específico, no entanto pode desde já  próprias com o seu navio, o comandante do  e do desempenho futuro do navio e da sua
         referir-se em termos de exemplo que o sistema  NRP “Corte-Real” era também o comandante  guarnição! Mas é sobretudo agradável a sen-
         SINGRAR, testado pela primeira vez neste am-  da força naval e tinha que manter um acom-  sação de sentirmos “O NAVIO PRONTO!”
         biente,  provou ser uma ferramenta importante  panhamento dos acontecimentos em todos  para enfrentar as missões  que lhe venham a
         na compilação do panorama de incidentes e  os navios da  força naval, garantindo o cum-  ser atribuídas.
         avarias e de apoio à decisão na gestão da ba-  primento da missão – chegar com a sua força            Z
         talha interna. Durante o PTO e o OST o siste-  naval em segurança ao ponto das 14:00!    A. Mendes Calado
         ma sofreu cerca de uma centena de alterações   Cerca das 14:00 a equipa de avaliação do              CFR
         que lhe conferiram maior robustez e melhor  FOST embarcada reúne na câmara de ofi-
         capacidade e qualidade podendo afirmar-se  ciais com a entidade inspectora para a de-  N.R.
         que o sistema se encontra agora na sua versão  cisão da classificação final do navio. Entre-  O excelente desempenho do navio foi
         zero pronto e ser instalado nas plataformas da  tanto o navio entrava no porto de Plymouth  objecto de uma carta de felicitações do
         classe “Vasco da Gama” .           onde fundeou.                      “First Sea Lord” ao ALM CEMA.
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