Page 337 - Revista da Armada
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últimas oportunidades de afirmação profissio- A defesa contra mísseis anti-radiação reve- A entidade inspectora recebeu então o
nal. Assim a curva tipo é a que se apresenta lou novos dados de avaliação das acções a comandante do navio na camarinha para
na figura juntando-se no gráfico a curva de desenvolver como contramedidas para este lhe comunicar o resultado enquanto a guar-
evolução do NRP “Corte-Real”. tipo de ameaça o que sugere em sede própria nição formava no hangar para ouvir o ve-
A já referida qualidade de aprontamento uma avaliação dos procedimentos standard redicto final.
material revelou ser um factor determinante para lhe fazer face. Depois de ouvir o “assessment final” o
na rentabilização do treino pois o desempe- Mais uma vez se verificou a necessidade comandante do navio manifestou ao De-
nho das equipas só pode ser avaliado se os de adequar os uniformes às necessidades do puty FOST o elevado grau de satisfação na-
sistemas e equipamentos estiverem disponí- pessoal de bordo. Um exemplo característi- tural pelo nível de desempenho conseguido
veis e em condições de per- mas sobretudo porque aque-
mitir a demonstração das le era também um momento
suas competências... e assim importante para a Marinha
aconteceu, o número de ava- Portuguesa pela afirmação
rias foi baixo e mesmo aque- de competência e de capaci-
las que surgiram não tiveram dade colectiva ao conseguir
efeito negativo no treino, por produzir um navio capaz de
exemplo a avaria surgida no atingir os mais elevados pa-
sonar do helicóptero aconte- drões de desempenho num
ceu no fim da segunda sema- forum de excelência reco-
na de Mar o que permitiu a nhecida como é o FOST,
sua recuperação durante a credibilizando e validando
segunda semana de treino assim o esforço da nossa es-
de terra regressando para as trutura de formação e de trei-
duas últimas semanas de trei- no, bem como da estrutura
no de Mar com o helicóptero de gestão do material e de
completamente operacional. apoio dos comandos admi-
Finalmente, o factor decisi- nistrativos.
vo para o sucesso alcançado A guarnição estava então
foi sem dúvida o extraordiná- pronta a ouvir o veredicto
rio desempenho da guarnição final, o comandante acom-
do navio, aliando a competência a uma forte co são os fatos isotérmicos que devem equi- panhou o Captain Matt Parr que no hangar
vontade de atingir os mais elevados padrões de par as equipas de combate a alagamentos se dirigiu a todos tecendo rasgados elogios
desempenho individual e colectivo... para combater a hipotermia, pois é óbvio ao comportamento, competência e espiri-
O desempenho da equipa de operações, que a água que entra no rombo se encon- to de equipa demonstrados pela guarnição
bem apoiada pelos departamentos técnicos e tra à mesma temperatura da água que está do FRAREAL, afirmando o prazer que tinha
de logística permitiu evidenciar competência fora do casco! constituído para o staff do FOST treinar este
na gestão da batalha externa, nas suas diferentes O último momento do treino é o dia da navio. Foi de seguida enunciando as clas-
componentes, o que constitui para o FOST um Inspecção Final. O navio com alvorada à sificações secto riais, acabando por dizer o
factor de avaliação primordial, pois o objectivo hora habitual no OST, 05:00 acorda com resultado final do navio que todos deseja-
do treino é produzir um navio capaz de manter uma excitação especial pois chegou o dia vam e pelo qual todos tinham dado o seu
elevados níveis de sobrevivência e com compe- da verdade onde a guarnição vai ter opor- melhor – “GOOD”!!!
tência para poder vencer em combate... tunidade de demonstrar o seu potencial en- Fez questão de referir que deveríamos es-
Muitos outros pequenos detalhes influen- quanto equipa de combate e a certeza de tar orgulhosos pela classificação alcançada
ciaram certamente o raro resultado alcançado que ao fim do dia o navio vai finalmente ru- não apenas por ser rara mas porque foi ple-
pelo NRP “Corte-Real” mas estes foram aque- mar a sul de regresso a casa. namente merecida e única nos dois últimos
les que ajudaram de forma determinante e sem Largada às 07:30 com cerca de cinquen- anos em que o FOST treinou cerca de ses-
os quais o sucesso não teria sido possível: ta elementos do FOST embarcados acompa- senta navios de doze nacionalidades.
s 0REPARA ÎO DA MISSÎO nhando a entidade inspectora, Deputy FOST É indescritível a expressão de alegria e emo-
s 1UALIDADE DO TREINO NACIONAL Captain Matt Parr. O cenário é multi-amea- ção de algumas faces na formatura... a guar-
s 0RESTA ÎO NO 3TAFF 3EA #HECK ça com mais dois navios HMS “CHATAM” e nição da fragata “Corte-Real” estava cansada
s 'ESTÎO DA CURVA DE TREINO E DE ESFOR O HMS “LIVERPOOL” em companhia em pro- mas muito feliz o que em termos profissionais
s $ESEMPENHO DO MATERIAL tecção a uma unidade valiosa escoltada até constitui uma combinação excelente!
s %XTRAORDINÉRIO DESEMPENHO DA GUARNI ÎO às 14:00. São enfrentadas as ameaça aérea de Terminado o OST os elementos da guarni-
Este treino intenso permitiu não só vali- superfície e submarina para além das amea- ção do NRP “Corte-Real” estão conscientes
dar procedimentos mas também retirar lições ças internas de incêndios, alagamentos, ava- de que o fim do treino é apenas o começo
aprendidas as quais serão objecto de docu- rias e feridos... para além das preocupações do período de plena prontidão operacional
mento específico, no entanto pode desde já próprias com o seu navio, o comandante do e do desempenho futuro do navio e da sua
referir-se em termos de exemplo que o sistema NRP “Corte-Real” era também o comandante guarnição! Mas é sobretudo agradável a sen-
SINGRAR, testado pela primeira vez neste am- da força naval e tinha que manter um acom- sação de sentirmos “O NAVIO PRONTO!”
biente, provou ser uma ferramenta importante panhamento dos acontecimentos em todos para enfrentar as missões que lhe venham a
na compilação do panorama de incidentes e os navios da força naval, garantindo o cum- ser atribuídas.
avarias e de apoio à decisão na gestão da ba- primento da missão – chegar com a sua força Z
talha interna. Durante o PTO e o OST o siste- naval em segurança ao ponto das 14:00! A. Mendes Calado
ma sofreu cerca de uma centena de alterações Cerca das 14:00 a equipa de avaliação do CFR
que lhe conferiram maior robustez e melhor FOST embarcada reúne na câmara de ofi-
capacidade e qualidade podendo afirmar-se ciais com a entidade inspectora para a de- N.R.
que o sistema se encontra agora na sua versão cisão da classificação final do navio. Entre- O excelente desempenho do navio foi
zero pronto e ser instalado nas plataformas da tanto o navio entrava no porto de Plymouth objecto de uma carta de felicitações do
classe “Vasco da Gama” . onde fundeou. “First Sea Lord” ao ALM CEMA.
REVISTA DA ARMADA U NOVEMBRO 2004 11