Page 338 - Revista da Armada
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O Sistema “AIP”
O Sistema “AIP”
dos Novos Submarinos
dos Novos Submarinos
INTRODUÇÃO
A energia, sob a forma de corrente eléctri-
ca, produzida a bordo dos submarinos con-
vencionais, destina-se a alimentar o motor
eléctrico de propulsão e os outros utentes
desta energia (conversores, auxiliares, equi-
pamentos electrónicos, iluminação etc).
O seu armazenamento em baterias per-
mite que o submarino navegue em imersão
durante um determinado período de tempo
dependente do consumo e da capacidade
das baterias. Esgotada a energia armazena-
da, o submarino tem de carregar as baterias
para o que terá de produzir energia.
Nos submarinos sem sistema “AIP”
(Air Independent Propulsion) a energia é
produzida por geradores accionados por
motores diesel o que exige a aspiração de
ar atmosférico para o seu funcionamento.
Este condicionamento determina que o
submarino tenha de permanecer imerso,
mas muito perto da superfície de modo a
poder aspirar através do mastro “snorkel” Submarino 209 PN.
o ar indispensável ao funcionamento dos
seus motores diesel. A parte emersa e es- Dos vários sistemas desenvolvidos, UÊ ÃÃ>ÌÕÀ>Ê>VÖÃÌV>ÊiÊÌjÀV>Êv>ÛÀ?ÛiÊ
teira do “snorkel”, os gases de evacuação e apenas o motor Stirling utilizado pelos - funcionamento silencioso
o ruído irradiado na água pelo funciona- submarinos suecos e as células de com- - inexistência de produtos de evacuação
mento dos motores diesel inerentes a esta bustível, recentemente em uso nos sub- - reduzida transferência térmica para
situação, constituem indiscrições que po- marinos alemães, tiveram até agora apli- a água
dem originar a detecção de submarino, pe- cação prática. UÊ-iÊÌ>XKÊ`iÊ«ÀvÕ``>`iÊ`iÊ
los seus opositores. As vantagens e desvantagens dos vários operação
Para anular esta vulnerabilidade têm sistemas foram tema de discussão apaixo- UÊ Vi«XKÊ`Õ>ÀÊ
sido desenvolvidos esforços no sentido nada e obrigatória em todos os congressos UÊ ÌÊÀi`iÌ]ÊiëiV>iÌiÊ>ÊV>À-
de dotar os submarinos convencionais de e exposições da especialidade. gas parciais
um sistema que possibilite gerar energia As características das células de combus- UÊ*ÕVÃÊÀiµÕÃÌÃÊ`iÊ>ÕÌiXKÊ
em imersão, sem depender do ar atmos- tível impuseram este sistema como o mais UÊ >V`>`iÊ`>ÊÃÕ>Ê>ÕÌ>XKÊiÊÌi}À>-
férico (sistema AIP), aumentando assim a adequado para aplicação nos submarinos. ção no sistema de controlo da plataforma.
sua autonomia em imersão. Destas destaca-se nomeadamente:
O FUNCIONAMENTO DAS
CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL
Nas células de combustível a pro-
dução de energia é conseguida por
conversão electroquímica em que o
hidrogénio e o oxigénio reagem atra-
vés de uma membrana, produzindo
electricidade e água.
As células de combustível dos no-
vos submarinos são do tipo PEM
(Polymer Electrolyte Membrane),
dispondo, como a designação indi-
ca, de um electrólito sólido que actua
como uma membrana separadora de
electrões e protões.
Assim, no lado anódico da mem-
brana, o hidrogénio é decompos-
to nos seus electrões e protões. Os
electrões constituem a energia pro-
Sistema AIP. duzida que passa para os circuitos
12 NOVEMBRO 2004 U REVISTA DA ARMADA