Page 338 - Revista da Armada
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O Sistema “AIP”
                                   O Sistema “AIP”

                         dos Novos Submarinos
                          dos Novos Submarinos




         INTRODUÇÃO
           A energia, sob a forma de corrente eléctri-
         ca, produzida a bordo dos submarinos con-
         vencionais, destina-se a alimentar o motor
         eléctrico de propulsão e os outros utentes
         desta energia (conversores, auxiliares, equi-
         pamentos electrónicos, iluminação etc).
           O seu armazenamento em baterias per-
         mite que o submarino navegue em imersão
         durante um determinado período de tempo
         dependente do consumo e da capacidade
         das baterias. Esgotada a energia armazena-
         da, o submarino tem de carregar as baterias
         para o que terá de produzir energia.
           Nos submarinos sem sistema “AIP”
         (Air Independent Propulsion) a energia é
         produzida por geradores accionados por
         motores diesel o que exige a aspiração de
         ar atmosférico para o seu funcionamento.
         Este  condicionamento determina que o
         submarino tenha de permanecer imerso,
         mas muito perto da superfície de modo a
         poder aspirar através do mastro “snorkel”   Submarino 209 PN.
         o ar indispensável ao funcionamento dos
         seus motores diesel.  A parte emersa e es-  Dos vários sistemas desenvolvidos,   UÊ ÃȘ>ÌÕÀ>Ê>VÖÃ̈V>ÊiÊÌjÀ“ˆV>Êv>ۜÀ?ÛiÊ
         teira do “snorkel”, os gases de evacuação e  apenas o motor Stirling utilizado pelos   -  funcionamento silencioso
         o ruído irradiado na água pelo funciona-  submarinos suecos e as células de com-  - inexistência de produtos de evacuação
         mento dos motores diesel inerentes a esta  bustível, recentemente em uso nos sub-  -  reduzida transferência térmica para
         situação, constituem indiscrições que po-  marinos alemães, tiveram até agora apli-  a água
         dem originar a detecção de submarino, pe-  cação prática.               UÊ-i“ʏˆ“ˆÌ>XKœÊ`iÊ«Àœv՘`ˆ`>`iÊ`iÊ
         los seus opositores.                 As vantagens e desvantagens dos vários  operação
           Para anular esta vulnerabilidade têm  sistemas foram tema de discussão apaixo-  UÊ œ˜Vi«XKœÊ“œ`Տ>ÀÊ
         sido desenvolvidos esforços no sentido  nada e obrigatória em todos os congressos   UÊ ÌœÊÀi˜`ˆ“i˜Ìœ]ÊiëiVˆ>“i˜ÌiÊ>ÊV>À-
         de dotar os submarinos convencionais de  e exposições da especialidade.  gas parciais
         um sistema que possibilite gerar energia   As características das células de combus-  UÊ*œÕVœÃÊÀiµÕˆÃˆÌœÃÊ`iʓ>˜ÕÌi˜XKœÊ
         em imersão, sem depender do ar atmos-  tível impuseram este sistema como o mais   UÊ >Vˆˆ`>`iÊ`>ÊÃÕ>Ê>Õ̜“>XKœÊiʈ˜Ìi}À>-
         férico (sistema AIP), aumentando assim a  adequado para aplicação nos submarinos.  ção no sistema de controlo da plataforma.
         sua autonomia em imersão.          Destas destaca-se nomeadamente:
                                                                                    O FUNCIONAMENTO DAS
                                                                                    CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL

                                                                                     Nas células de combustível a pro-
                                                                                    dução de energia é conseguida por
                                                                                    conversão electroquímica em que o
                                                                                    hidrogénio e o oxigénio reagem atra-
                                                                                    vés de uma membrana, produzindo
                                                                                    electricidade e água.
                                                                                     As células de combustível dos no-
                                                                                    vos submarinos são do tipo PEM
                                                                                    (Polymer Electrolyte Membrane),
                                                                                    dispondo, como a designação indi-
                                                                                    ca, de um electrólito sólido que actua
                                                                                    como uma membrana separadora de
                                                                                    electrões e protões.
                                                                                     Assim, no lado anódico da mem-
                                                                                    brana, o hidrogénio é decompos-
                                                                                    to nos seus electrões e protões. Os
                                                                                    electrões constituem a energia pro-
         Sistema AIP.                                                               duzida que passa para os circuitos

         12  NOVEMBRO 2004 U REVISTA DA ARMADA
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