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A Zona Marítima Particularmente
             A Zona Marítima Particularmente

                   Sensível da Europa Ocidental
                    Sensível da Europa Ocidental



         A IDEIA                            nomeadamente alterações às normas do  nerabilidade a substâncias nocivas com ori-
                                            Port State Control, o fim dos navios de cas-  gem na navegação marítima. Pressupõe-se,
           A elevada frequência de acidentes com  co simples em portos da UE, a implemen-  assim, que nestas zonas existam significati-
         navios provocando grandes derrames de  tação de um sistema de informação comu-  vos recursos com importância económica,
         substâncias perigosas no meio marinho no  nitário para gestão da navegação (do tipo  cultural, ecológica ou científica.
         Atlântico Nordeste, especialmente ao largo  Vessel Traffic Service - VTS), a instituição de   Ainda que antes se tenham desenvolvi-
         das costas do Reino Unido, França, Espa-  um fundo para compensar os Estados por  do esforços no sentido de, globalmente,
         nha e Portugal,                                                                            proteger o meio
         tem incentivado                                                                            ambiente mari-
         a produção de                                                                              nho de aciden-
         muita legisla-                                                                             tes ocorridos
         ção internacio-                                                                            com navios, a
         nal - especial-                                                                            necessidade de
         mente ao nível                                                                             identificar áreas
         da União Euro-                                                                             mais sensíveis
         peia (UE) - com                                                                            e de lhes  con-
         vista a prevenir                                                                           ferir um estatu-
         este tipo de aci-                                                                          to especial de
         dentes, embora                                                                             protecção, terá
         a continuação                                                                              surgido, expli-
         da sua ocorrên-                                                                            citamente, com
         cia revele a sua                                                                           a  Internatio-
         reduzida eficá-                                                                             nal Convention
         cia. Aliás, como                                                                           for the Preven-
         referido no rela-                                                                          tion of Pollu-
         tório da Comis-  Principais acidentes envolvendo derrames de substâncias perigosas para o meio marinho (Fonte: ITOPF).  tion from Ships
         são Mundial In-                                                                            73/78 (Conven-
         dependente para os Oceanos, de 1998, o  danos resultantes deste tipo de acidentes e  ção MARPOL), ao prever a possibilidade
         que falta para evitar estes acidentes não é  a criação da Agência Europeia da Seguran-  de serem designadas áreas especiais, sob a
         mais legislação, mas sim a sua efectiva apli-  ça Marítima.           premissa de obedecerem a alguns critérios
         cação e cumprimento.                 Na sequência da crise do Prestige, conse-  ali estabelecidos. Esta possibilidade seria
           Concomitantemente, o Programa das  guiu-se acelerar os prazos para implemen-  mais tarde reforçada na Convenção das Na-
         Nações Unidas para o Ambiente, no Rela-  tação daquelas medidas – caso da obrigato-  ções Unidas sobre o Direito do Mar (CNU-
         tório Anual sobre o Estado do Ambiente no  riedade do duplo casco – ao mesmo tempo  DM) de 1982. Na sua parte XII, especial-
         Planeta, salienta a existência de 146 zonas  que se generalizava a ideia da imprescindi-  mente dedicada à protecção e preservação
         costeiras mortas - isto é com graves carên-  bilidade de tomada de medidas adicionais.  do meio marinho, prevê-se a possibilidade
         cias de oxigénio - sendo que estas zonas  Assim, os Governos de seis países - Bélgica,  de os Estados costeiros, “quando tenham
         terão duplicado desde 1990. Embora esta  Espanha, França, Portugal, Reino Unido e  motivos razoáveis para acreditar que uma
         realidade esteja maioritariamente associa-  República da Irlanda - decidiram propor à  área particular e claramente definida das
         da à poluição de origem telúrica, também  Organização Marítima Internacional (OMI)  suas respectivas zonas económicas exclu-
         é significativa a contribuição dos grandes  a classificação de parte do espaço marítimo  sivas requer a adopção de medidas obri-
         acidentes marítimos.               da Europa Ocidental como Zona Marítima  gatórias especiais para prevenir a poluição
           A pressão da opinião pública após o aci-  Particularmente Sensível (ZMPS) e imple-  proveniente de embarcações”, poderem
         dente do Prestige, ocorrido em Novembro  mentar nessa zona um sistema de notifica-  apresentar a proposta de definição de uma
         de 2001, ao largo da Galiza, obrigou à to-  ção obrigatória, através do qual os navios  zona deste tipo. Essa proposta tem que ser
         mada de medidas políticas para mostrar  mais perigosos seriam obrigados a reportar  apresentada a uma organização interna-
         que os Governos estavam solidários com  àqueles países a sua passagem pela linha  cional competente, justificando científica
         as preocupações das comunidades costei-  que delimita a ZMPS. Essa  notificação de-  e tecnicamente a sua criação.
         ras e em sintonia com o desígnio global da  veria conter diversa informação, como o   Com vista a clarificar os conceitos envol-
         preservação do meio marinho. No caso eu-  nome do navio, a carga, a posição geográ-  vidos nas áreas especiais de protecção da
         ropeu, algumas importantes medidas neste  fica, o porto de origem e o porto de destino,  MARPOL, foi entretanto criada, em sede
         sentido tinham já sido tomadas na sequên-  entre outros dados.        da OMI, a figura das ZMPS - Resoluções
         cia do acidente do Erika, em 1999, con-                               A.720(17) e A.885(21). Entretanto, a OMI
         substanciadas nas propostas da Comissão   OS FUNDAMENTOS LEGAIS       publicou as orientações técnicas que as-
         Europeia que constituíram os conhecidos                               sistem, desde então, à proposta de defini-
         pacotes Erika I e II, datados respectivamente   A designação deste tipo de zonas prende-  ção das ZMPS, na Resolução A.927(22), de
         de Março e Dezembro de 2000. Estas pro-  -se, primeiramente, com a necessidade de  29 de Novembro de 2001. Estas linhas de
         postas cobriam boa parte das questões mais  preservar algo existente nestas áreas com  orientação estabelecem os critérios em que
         importantes em jogo e propunham medidas  comprovada relevância para os Estados que  se devem basear as propostas a apresentar à
         concretas para evitar este tipo de acidentes  propõem a sua criação e para o ambiente de  OMI a este respeito. Por proposta dos EUA,
         ou minimizar os danos deles decorrentes,  uma forma geral e com a sua elevada vul-  na reunião do Comité de Protecção do Meio

         14  JULHO 2005 U REVISTA DA ARMADA
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