Page 9 - Revista da Armada
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esta nova capacidade assentasse num conceito                                                         SEACON AUV configuração base
de projecção rápida, interoperável com outras                                                         	Dimensões:110 cm x 16 cm
componentes de uma Força Naval.                                                                       	Peso: 18 Kg
                                                                                                      	Profundidade máxima: 50 m
  Na pressecução do conceito da «Marinha                                                              	Autonomia: até 8 horas
de duplo uso», os requisitos definidos para esta                                                      	Sensores: Conductividade,
capacidade englobaram a possibilidade de em-                                                             Temperatura, Profundidade
prego em ações de interesse público, no âmbito                                                        	Comunicações Wireless: WiFi,
da fiscalização, da segurança marítima e da na-                                                          GSM/HSDPA
vegação, articuladas quer com outros organis-                                                         	Comunicações Acústicas: Micro-
mos, como o Instituto Hidrográfico, quer com                                                             modem
outras instituições, como o Sistema de Autori-                                                        	Navegação: IMU, LBL, GPS
dade Marítima.
                                                                                                     NEPTUS C2
  Assim, de forma a materializar a edificação
desta capacidade, e atendendo ao fato da Facul-                                                       	Plataformas: PCs e Telemóveis
dade de Engenharia da Universidade do Porto                                                              Android
(FEUP) se encontrar a operar e desenvolver sis-
temas de veículos autónomos submarinos em                                                             	Comunicações: redes locais, WiFi,
parceria com universidades e institutuições eu-                                                          GSM/HSDPA, modem acústico
ropeias e americanas, em 2005 a Marinha es-
tabeleceu um protocolo de cooperação com a                                                            	Web access: embedded web server
Universidade do Porto.                                                                                	Veículos heterogéneos: autónomos

  De forma a consubstanciar esta parceria,                                                               e remotamente controlados
foram apresentados a financiamento projetos                                                              subsuperfície superfície e aéreos
conjuntos quer ao nível do MDN, quer ao ní-
vel NATO, através do NATO Undersea Research         MANTA gateway
Center (NURC), quer ainda ao nível daAgência         	Dimensões: 43cm x 25 cm x 34 cm
Europeia de Defesa (EDA)1.                           	Peso: 9Kg
                                                     	Autonomia: 8 h
  De entre estes projetos destaca-se o SeaCon        	Comunicações Wireless: WiFi (2.4 and 5 Ghz), GSM/HSDPA
– Sistema de treino, demonstração e desenvol-        	Comunicações acústicas: Micro-modem
vimento de conceitos de operação de múlti-           	Posicionamento: GPS
plos veículos autónomos submarinos, financia-
do pelo MDN e o que terminou em Março de            portáteis, composto por módulos para apoio a       • Operações em rede – combinando pro-
2011, após 2 anos de desenvolvimento.               todas as fases de missão: planeamento, treino,   tocolos avançados de comunicações rádio e
                                                    supervisão e análise de missão.                  acústicas com suporte para redes tolerantes a
O PROJETO SEACON                                                                                     disrupções de conectividade (DTN), permite a
                                                      • Sistema de comando e controlo de múlti-      cobertura de comunicações acústicas e de su-
  O projeto teve como objetivo o desenvol-          plos veículos heterogéneos para instalação em    perfície numa extensa área.
vimento de veículos autónomos submarinos,           computadores portáteis, composto por módulos
apoiados por um sistema de comando e contro-        para apoio a todas as fases de missão: planea-     • Interoperabilidade – o sistema suporta a
lo desenvolvido pela Faculdade de Engenharia        mento, treino, supervisão e análise de missão.   interoperabilidade com outros veículos (su-
Universidade do Porto (FEUP), o que permitiria                                                       perfície, submarinos ou aéreos) e outros siste-
o treino e formação dos elementos do Destaca-         Para além dos produtos previstos no projeto,   mas de C2.
mento de Guerra de Minas (DGM) com recurso          decorrente dos trabalhos efetuados, o sistema
a veículos de baixo custo, sem expor a riscos des-  incorpora ainda Gateways MANTA, desenvol-          • Operações de múltiplos veículos – permite
necessários os sistemas adquiridos no mercado       vidas pela FEUP, que funcionam como um hub       o controlo de múltiplos veículos assim como a
                                                    para comunicações acústicas e rádio. Destaca-    interacção com múltiplos operadores.
  O projeto previa como produto final o de-         -se que estas Gateways permitem endereçar
senvolvimento do Sistema SeaCon, totalmente         dados, de forma transparente, entre pontos he-     Operações com iniciativa mista – a iniciati-
projectado e construído em Portugal. Este objec-    terogéneos de uma rede, entrando em linha de     va mista permite diferentes níveis de interação
tivo foi amplamente alcançado tendo-se mes-         conta com a largura de banda e a distância.      com os operadores desde o planeamento, pas-
mo ultrapassado as expectativas iniciais.Assim,                                                      sando pela execução, controlo e replaneamen-
o Sistema SeaCon é constituído pelos seguintes        Este projeto de I&D permitiu à Marinha par-    to de missões.
componentes:                                        ticipar no desenho dos requisitos operacionais
                                                    dos sistemas, para que estes pudessem passar de    Sistema Aberto – permite modos avançados
  • 3 veículos submarinos autónomos: Sistema        projetos de I&D para produtos passíveis de ser   de programação para autonomia de bordo do
de comando e controlo de múltiplos veículos         utilizados em operações reais, apresentando as-  veículo ou para sistemas de apoio à operação
heterogéneos para instalação em computadores        pectos inovadores em relação à oferta existente  externos ao veículo.
                                                    no mercado, nomeadamente:
                                                                                                       Decorrente do Projeto SeaCon foi possível
                                                                                                     e­stabelecer e consolidar parcerias internacio-

                                                                                                                 nais de especial relevância nesta
                                                                                                                 área do conhecimento, nomea-
                                                                                                                 damente com o NURC2, NPS3,
                                                                                                                 NUWC4 e US Coast Guard po-
                                                                                                                 tenciando futuros projetos no âm-
                                                                                                                 bito da NATO (ex: Defence Agains
                                                                                                                 Terrorism – Harbour Protection) ou
                                                                                                                 EDA (ex: NECSAVE5)

                                                                                                                    Em complemento à relevân-
                                                                                                                 cia na edificação da Capacida-
                                                                                                                 de de Guerra de Minas, o projeto
                                                                                                                 apresenta especial significância
                                                                                                                 em missões de utilidade pública
                                                                                                                 como sejam:
                                                                                                               REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2012 9
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