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esta nova capacidade assentasse num conceito SEACON AUV configuração base
de projecção rápida, interoperável com outras Dimensões:110 cm x 16 cm
componentes de uma Força Naval. Peso: 18 Kg
Profundidade máxima: 50 m
Na pressecução do conceito da «Marinha Autonomia: até 8 horas
de duplo uso», os requisitos definidos para esta Sensores: Conductividade,
capacidade englobaram a possibilidade de em- Temperatura, Profundidade
prego em ações de interesse público, no âmbito Comunicações Wireless: WiFi,
da fiscalização, da segurança marítima e da na- GSM/HSDPA
vegação, articuladas quer com outros organis- Comunicações Acústicas: Micro-
mos, como o Instituto Hidrográfico, quer com modem
outras instituições, como o Sistema de Autori- Navegação: IMU, LBL, GPS
dade Marítima.
NEPTUS C2
Assim, de forma a materializar a edificação
desta capacidade, e atendendo ao fato da Facul- Plataformas: PCs e Telemóveis
dade de Engenharia da Universidade do Porto Android
(FEUP) se encontrar a operar e desenvolver sis-
temas de veículos autónomos submarinos em Comunicações: redes locais, WiFi,
parceria com universidades e institutuições eu- GSM/HSDPA, modem acústico
ropeias e americanas, em 2005 a Marinha es-
tabeleceu um protocolo de cooperação com a Web access: embedded web server
Universidade do Porto. Veículos heterogéneos: autónomos
De forma a consubstanciar esta parceria, e remotamente controlados
foram apresentados a financiamento projetos subsuperfície superfície e aéreos
conjuntos quer ao nível do MDN, quer ao ní-
vel NATO, através do NATO Undersea Research MANTA gateway
Center (NURC), quer ainda ao nível daAgência Dimensões: 43cm x 25 cm x 34 cm
Europeia de Defesa (EDA)1. Peso: 9Kg
Autonomia: 8 h
De entre estes projetos destaca-se o SeaCon Comunicações Wireless: WiFi (2.4 and 5 Ghz), GSM/HSDPA
– Sistema de treino, demonstração e desenvol- Comunicações acústicas: Micro-modem
vimento de conceitos de operação de múlti- Posicionamento: GPS
plos veículos autónomos submarinos, financia-
do pelo MDN e o que terminou em Março de portáteis, composto por módulos para apoio a • Operações em rede – combinando pro-
2011, após 2 anos de desenvolvimento. todas as fases de missão: planeamento, treino, tocolos avançados de comunicações rádio e
supervisão e análise de missão. acústicas com suporte para redes tolerantes a
O PROJETO SEACON disrupções de conectividade (DTN), permite a
• Sistema de comando e controlo de múlti- cobertura de comunicações acústicas e de su-
O projeto teve como objetivo o desenvol- plos veículos heterogéneos para instalação em perfície numa extensa área.
vimento de veículos autónomos submarinos, computadores portáteis, composto por módulos
apoiados por um sistema de comando e contro- para apoio a todas as fases de missão: planea- • Interoperabilidade – o sistema suporta a
lo desenvolvido pela Faculdade de Engenharia mento, treino, supervisão e análise de missão. interoperabilidade com outros veículos (su-
Universidade do Porto (FEUP), o que permitiria perfície, submarinos ou aéreos) e outros siste-
o treino e formação dos elementos do Destaca- Para além dos produtos previstos no projeto, mas de C2.
mento de Guerra de Minas (DGM) com recurso decorrente dos trabalhos efetuados, o sistema
a veículos de baixo custo, sem expor a riscos des- incorpora ainda Gateways MANTA, desenvol- • Operações de múltiplos veículos – permite
necessários os sistemas adquiridos no mercado vidas pela FEUP, que funcionam como um hub o controlo de múltiplos veículos assim como a
para comunicações acústicas e rádio. Destaca- interacção com múltiplos operadores.
O projeto previa como produto final o de- -se que estas Gateways permitem endereçar
senvolvimento do Sistema SeaCon, totalmente dados, de forma transparente, entre pontos he- Operações com iniciativa mista – a iniciati-
projectado e construído em Portugal. Este objec- terogéneos de uma rede, entrando em linha de va mista permite diferentes níveis de interação
tivo foi amplamente alcançado tendo-se mes- conta com a largura de banda e a distância. com os operadores desde o planeamento, pas-
mo ultrapassado as expectativas iniciais.Assim, sando pela execução, controlo e replaneamen-
o Sistema SeaCon é constituído pelos seguintes Este projeto de I&D permitiu à Marinha par- to de missões.
componentes: ticipar no desenho dos requisitos operacionais
dos sistemas, para que estes pudessem passar de Sistema Aberto – permite modos avançados
• 3 veículos submarinos autónomos: Sistema projetos de I&D para produtos passíveis de ser de programação para autonomia de bordo do
de comando e controlo de múltiplos veículos utilizados em operações reais, apresentando as- veículo ou para sistemas de apoio à operação
heterogéneos para instalação em computadores pectos inovadores em relação à oferta existente externos ao veículo.
no mercado, nomeadamente:
Decorrente do Projeto SeaCon foi possível
estabelecer e consolidar parcerias internacio-
nais de especial relevância nesta
área do conhecimento, nomea-
damente com o NURC2, NPS3,
NUWC4 e US Coast Guard po-
tenciando futuros projetos no âm-
bito da NATO (ex: Defence Agains
Terrorism – Harbour Protection) ou
EDA (ex: NECSAVE5)
Em complemento à relevân-
cia na edificação da Capacida-
de de Guerra de Minas, o projeto
apresenta especial significância
em missões de utilidade pública
como sejam:
REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2012 9