Page 18 - Revista da Armada
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ocorridos se devem à execução das obras  de uma escavação de elevado volume de  e por dois vogais por inerência, o engenheiro
         de escavação das fundações do edifício  terras, execução de ancoragens e movimen-  Director do Porto e o Capitão do Porto, funcionando
         adjacente e aos métodos utilizados pela  tação de maquinaria pesada causadora de  o primeiro como Administrador-Delegado.
                                                                               5) Entidade que então tutelava a Junta Autónoma
         firma responsável, considerados desade-  vibrações. Além disso, o facto de as fun-  do Porto de Aveiro.
         quados para aquele tipo de terrenos (21).  dações do edifício serem de dois tipos dife-  6) Construído apenas para albergar alguns dos
         Em Novembro desse ano o edifício é eva-  rentes (estacas e arcos sobre lodo e aterros)  serviços da Capitania, o edifício do Forte da Barra
         cuado, e em Março de 1996 procede-se ao  traz comportamentos distintos em cada  acabaria por receber a totalidade daqueles serviços,
                                                                               mostrando-se então insuficiente; por outro lado
         escoramento interior do imóvel enquanto  parte do edifício.           ficou devoluto o 1º piso do edifício de Aveiro.
         se iniciam os estudos prévios para o pro-                             7) A Marinha desejava, como contrapartida para
         jecto de recuperação.              CONCLUSÕES                         a cedência do edifício, uma moradia para residência
           Em Maio do mesmo ano, uma vistoria                                  do Capitão do Porto e 3 apartamentos T2/T3
         da Direcção de Infra-Estruturas assinala o  O edifício da Capitania é um notável  para outro pessoal da Capitania (patrão-mor,
                                                                               fiel e chefe da Polícia Marítima).
         aumento das fissuras anteriormente detec-  exemplar arquitectónico integrado no cen-  8) Dr. Girão Pereira, actual eurodeputado.
         tadas e registadas, observando-se ainda o  tro da cidade de Aveiro cujo cunho lhe  9) O que, afinal, só viria a acontecer em 1999!
         aparecimento de novas fissuras, o assenta-  valeu a designação de Veneza de Portugal.  10) Viria a ser ocupada uma faixa do Domínio
         mento significativo da fachada que confi-  Da actual planta da Capitania, com 4  Público Marítimo posteriormente vendida em
                                                                               regime de propriedade horizontal.
         na com a garagem e, consequentemente,  águas, apenas duas correspondem à plan-  11) FERNANDES, Dr.ª Maria João. CARDOSO,
         uma maior inclinação de todo o conjunto  ta original do moinho de maré e da Escola  António. Proposta ao Instituto Português
         (22). Concluem-se ainda que partes do  de Desenho Industrial.         do Património Arquitectónico e Arqueológico
         edifício não ruíram devido ao escoramen-  As alterações de fachada, com o aumen-  para a classificação e conservação do património
         to ali colocado.                   to da fenestração e o acréscimo do torreão,  arquitectónico Arte-Nova da Cidade de Aveiro
                                                                               em risco, nomeadamente da autoria do arquitecto
           Julga-se também, que uma instituição  modificaram muitos dos aspectos  que ca-  Francisco Augusto da Silva Rocha".
         bancária adjacente ao Centro Avenida terá  racterizavam o estilo Arte-Nova pelo que, o  12) A Marinha tinha entretanto alugado, numa
         sido afectado também pelas obras e terá  que hoje se observa não é um estilo puro  aldeia dos arredores de Aveiro, uma residência
                                                                                para o capitão do porto, para onde foi levado
         solicitado uma peritagem à Faculdade de  mas uma mistura de várias épocas e já  todo o recheio numa operação que custou cerca
         Engenharia do Porto com vista à imputa-  nada tem a ver com o edifício construído  de 800.000$00. O aluguer da vivenda custava
         ção das despesas de recuperação dos da-  pelo arquitecto Silva Rocha e, muito  100.000$00 mensais e esta não tinha dignidade
         nos sofridos aos responsáveis por esta  menos, com a moagem que lhe antecedeu.  para o fim a que se destinava (tinha sido utilizada
         construção (23).                   Daqui, muitas dúvidas e críticas se levan-  anteriormente para alojamento de jogadores
           Podemos assim distinguir duas fases de  taram na altura em que o edifício foi pro-  de futebol do Beira-Mar) e apenas a urgência terá
                                                                               levado ao seu aluguer, porque distava 20 Km
         degradação do centenário edifício da  posto ao IPPAR para classificação como  da Capitania. Só em ABR97 foi possível mudar
         Capitania.                         património e originadas em pessoas nada  a residência do capitão do porto para uma nova
                                            insensíveis e indiferentes ao património  vivenda na Costa Nova do Prado a 3 Km
         DESDE NOVEMBRO DE 1903             cultural e à sua conservação.      da Capitania e em zona nobre do concelho
                                                                               de Ílhavo.
         ATÉ NOVEMBRO DE 1993                 A sua demolição, seguida da recons-  13) Esta operação terá custado cerca
                                            trução de uma réplica com materiais mo-  de 250.000$00.
                                            dernos, era sem qualquer dúvida a solução  14) professor Celso Santos.
           Corresponde ao período compreendido                                 15) O edifício então em construção não respeita
         entre a sua primeira ampliação para a insta-  mais económica (24) mas que o pedido de  as normas do Regulamento das Edificações Urbanas
         lação da Escola de Desenho Industrial até ao  classificação do edifício inviabilizou, com  no que respeita ao distanciamento das janelas
         início da demolição da Garagem Trindade.  os consequentes custos... para todos nós.  às construções já existentes e invade mesmo
           Esta degradação dá-se essencialmente na  Ameaçado com a demolição em 1966 e  em cerca de 1,5 metros o limite do terreno
                                                                               da Capitania; o projecto foi aprovado pela Câmara
         parte do edifício fundada sobre os lodos do  com a ruína em 1994/95, o edifício, depois  e apesar dos protestos da Direcção-Geral
         Canal do Cojo. Caracteriza-se pela incli-  de garantida a sua sobrevivência física  de Infra-Estruturas do MDN, foi-lhe passada licença
         nação do edifício para as traseiras devido  com a consolidação das fundações, poderá  de utilização; foi posteriormente vendido em regime
         ao assentamento das fundações e por defor-  vir a ser alienado pela Marinha por os cus-  de propriedade horizontal, estando construído
         mações e fendas nas paredes causadas por  tos de recuperação serem muito elevados e  parcialmente em zona do Domínio Público
                                                                               Marítimo.
         alterações ao edifício, para as quais não  por o edifício, face à maior dificuldade de  16) FERNANDES, Dr.ª Maria João. CARDOSO,
         estava preparado, e que foram:     acesso devido ao congestionamento de  António. Proposta ao Instituto Português
                                            trânsito, ficar cada vez mais excentrico re-  do Património Arquitectónico e Arqueológico
                                            lativamento à área portuária.     para a classificação e conservação do património
           • A construção do 1º piso (1903);                                   arquitectónico Arte-Nova da Cidade de Aveiro
           • A construção da 2ª parte do edifício e                            em risco, nomeadamente da autoria do arquitecto
         do torreão em 1918;                                    Rodrigues Pereira  Francisco Augusto da Silva Rocha".
                                                                          CMG
           • A abertura das janelas e das varandas                             17) Foi sempre ali içada a Bandeira Nacional.
         em 1918;                                                              18) As zonas mais frágeis das paredes resistentes.
           • A posterior demolição da parte supe-                              19) Em 1996 entrava luz por esta fissura
                                                                               ao nível do 1º piso!
         rior do torreão (cerca de 1940), ficando o  Notas:                    20) Embora não se disponha de elementos escritos,
         edifício com uma inclinação de 1,5º.  1) ANTT, Chancelaria de D. João I, livro 3, fols 52v  julga saber-se que foram efectuadas ancoragens
                                            2) Foi a instalação do Centro de Comunicações   com 28 metros de comprimentos por baixo
                                            no Torreão que levou à característica única   do edifício da Capitania!
         DESDE NOVEMBRO DE 1993             da Capitania do Porto de Aveiro ter os serviços  21) E a que a Imprensa local deu algum relevo.
         ATÉ MARÇO DE 1998                  instalados no 1º piso e a residência do Capitão   22) Atingiria os 6,5º em 1998.
                                            do Porto no rés do chão.           23) FERNANDES, Dr.ª Maria João. CARDOSO,
                                            3) Apesar de não terem sido encontrados   António. Proposta ao Instituto Português do
           Corresponde ao período compreendido  documentos, tais factos podem ser comprovados  Património Arquitectónico e Arqueológico
         entre o início da demolição da Garagem  pelas fotografias da época.   para a classificação e conservação do património
         Trindade e o início dos trabalhos de recupe-  4) Desde 1934 até à sua extinção em 1999,   arquitectónico Arte-Nova da Cidade de Aveiro
         ração.                             as Juntas Autónomas dos Portos eram geridas   em risco, nomeadamente da autoria do arquitecto
           Esta degradação  dá-se, de um modo  por uma Comissão Administrativa constituída   Francisco Augusto da Silva Rocha".
                                                                               24) Na opinião informal de alguns técnicos, poderia
                                            por um presidente eleito pelo plenário da Junta,
         geral, em todo o edifício e é causada pela  onde tinham assento os organismos – oficiais   custar menos de 200.000.000.00 e incluía
         instabilidade dos solos devido à abertura  e privados --  mais importantes da região,   duas caves para estacionamento e arquivo.
         16 JANEIRO 2000 • REVISTA DA ARMADA
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