Page 18 - Revista da Armada
P. 18
ocorridos se devem à execução das obras de uma escavação de elevado volume de e por dois vogais por inerência, o engenheiro
de escavação das fundações do edifício terras, execução de ancoragens e movimen- Director do Porto e o Capitão do Porto, funcionando
adjacente e aos métodos utilizados pela tação de maquinaria pesada causadora de o primeiro como Administrador-Delegado.
5) Entidade que então tutelava a Junta Autónoma
firma responsável, considerados desade- vibrações. Além disso, o facto de as fun- do Porto de Aveiro.
quados para aquele tipo de terrenos (21). dações do edifício serem de dois tipos dife- 6) Construído apenas para albergar alguns dos
Em Novembro desse ano o edifício é eva- rentes (estacas e arcos sobre lodo e aterros) serviços da Capitania, o edifício do Forte da Barra
cuado, e em Março de 1996 procede-se ao traz comportamentos distintos em cada acabaria por receber a totalidade daqueles serviços,
mostrando-se então insuficiente; por outro lado
escoramento interior do imóvel enquanto parte do edifício. ficou devoluto o 1º piso do edifício de Aveiro.
se iniciam os estudos prévios para o pro- 7) A Marinha desejava, como contrapartida para
jecto de recuperação. CONCLUSÕES a cedência do edifício, uma moradia para residência
Em Maio do mesmo ano, uma vistoria do Capitão do Porto e 3 apartamentos T2/T3
da Direcção de Infra-Estruturas assinala o O edifício da Capitania é um notável para outro pessoal da Capitania (patrão-mor,
fiel e chefe da Polícia Marítima).
aumento das fissuras anteriormente detec- exemplar arquitectónico integrado no cen- 8) Dr. Girão Pereira, actual eurodeputado.
tadas e registadas, observando-se ainda o tro da cidade de Aveiro cujo cunho lhe 9) O que, afinal, só viria a acontecer em 1999!
aparecimento de novas fissuras, o assenta- valeu a designação de Veneza de Portugal. 10) Viria a ser ocupada uma faixa do Domínio
mento significativo da fachada que confi- Da actual planta da Capitania, com 4 Público Marítimo posteriormente vendida em
regime de propriedade horizontal.
na com a garagem e, consequentemente, águas, apenas duas correspondem à plan- 11) FERNANDES, Dr.ª Maria João. CARDOSO,
uma maior inclinação de todo o conjunto ta original do moinho de maré e da Escola António. Proposta ao Instituto Português
(22). Concluem-se ainda que partes do de Desenho Industrial. do Património Arquitectónico e Arqueológico
edifício não ruíram devido ao escoramen- As alterações de fachada, com o aumen- para a classificação e conservação do património
to ali colocado. to da fenestração e o acréscimo do torreão, arquitectónico Arte-Nova da Cidade de Aveiro
em risco, nomeadamente da autoria do arquitecto
Julga-se também, que uma instituição modificaram muitos dos aspectos que ca- Francisco Augusto da Silva Rocha".
bancária adjacente ao Centro Avenida terá racterizavam o estilo Arte-Nova pelo que, o 12) A Marinha tinha entretanto alugado, numa
sido afectado também pelas obras e terá que hoje se observa não é um estilo puro aldeia dos arredores de Aveiro, uma residência
para o capitão do porto, para onde foi levado
solicitado uma peritagem à Faculdade de mas uma mistura de várias épocas e já todo o recheio numa operação que custou cerca
Engenharia do Porto com vista à imputa- nada tem a ver com o edifício construído de 800.000$00. O aluguer da vivenda custava
ção das despesas de recuperação dos da- pelo arquitecto Silva Rocha e, muito 100.000$00 mensais e esta não tinha dignidade
nos sofridos aos responsáveis por esta menos, com a moagem que lhe antecedeu. para o fim a que se destinava (tinha sido utilizada
construção (23). Daqui, muitas dúvidas e críticas se levan- anteriormente para alojamento de jogadores
Podemos assim distinguir duas fases de taram na altura em que o edifício foi pro- de futebol do Beira-Mar) e apenas a urgência terá
levado ao seu aluguer, porque distava 20 Km
degradação do centenário edifício da posto ao IPPAR para classificação como da Capitania. Só em ABR97 foi possível mudar
Capitania. património e originadas em pessoas nada a residência do capitão do porto para uma nova
insensíveis e indiferentes ao património vivenda na Costa Nova do Prado a 3 Km
DESDE NOVEMBRO DE 1903 cultural e à sua conservação. da Capitania e em zona nobre do concelho
de Ílhavo.
ATÉ NOVEMBRO DE 1993 A sua demolição, seguida da recons- 13) Esta operação terá custado cerca
trução de uma réplica com materiais mo- de 250.000$00.
dernos, era sem qualquer dúvida a solução 14) professor Celso Santos.
Corresponde ao período compreendido 15) O edifício então em construção não respeita
entre a sua primeira ampliação para a insta- mais económica (24) mas que o pedido de as normas do Regulamento das Edificações Urbanas
lação da Escola de Desenho Industrial até ao classificação do edifício inviabilizou, com no que respeita ao distanciamento das janelas
início da demolição da Garagem Trindade. os consequentes custos... para todos nós. às construções já existentes e invade mesmo
Esta degradação dá-se essencialmente na Ameaçado com a demolição em 1966 e em cerca de 1,5 metros o limite do terreno
da Capitania; o projecto foi aprovado pela Câmara
parte do edifício fundada sobre os lodos do com a ruína em 1994/95, o edifício, depois e apesar dos protestos da Direcção-Geral
Canal do Cojo. Caracteriza-se pela incli- de garantida a sua sobrevivência física de Infra-Estruturas do MDN, foi-lhe passada licença
nação do edifício para as traseiras devido com a consolidação das fundações, poderá de utilização; foi posteriormente vendido em regime
ao assentamento das fundações e por defor- vir a ser alienado pela Marinha por os cus- de propriedade horizontal, estando construído
mações e fendas nas paredes causadas por tos de recuperação serem muito elevados e parcialmente em zona do Domínio Público
Marítimo.
alterações ao edifício, para as quais não por o edifício, face à maior dificuldade de 16) FERNANDES, Dr.ª Maria João. CARDOSO,
estava preparado, e que foram: acesso devido ao congestionamento de António. Proposta ao Instituto Português
trânsito, ficar cada vez mais excentrico re- do Património Arquitectónico e Arqueológico
lativamento à área portuária. para a classificação e conservação do património
• A construção do 1º piso (1903); arquitectónico Arte-Nova da Cidade de Aveiro
• A construção da 2ª parte do edifício e em risco, nomeadamente da autoria do arquitecto
do torreão em 1918; Rodrigues Pereira Francisco Augusto da Silva Rocha".
CMG
• A abertura das janelas e das varandas 17) Foi sempre ali içada a Bandeira Nacional.
em 1918; 18) As zonas mais frágeis das paredes resistentes.
• A posterior demolição da parte supe- 19) Em 1996 entrava luz por esta fissura
ao nível do 1º piso!
rior do torreão (cerca de 1940), ficando o Notas: 20) Embora não se disponha de elementos escritos,
edifício com uma inclinação de 1,5º. 1) ANTT, Chancelaria de D. João I, livro 3, fols 52v julga saber-se que foram efectuadas ancoragens
2) Foi a instalação do Centro de Comunicações com 28 metros de comprimentos por baixo
no Torreão que levou à característica única do edifício da Capitania!
DESDE NOVEMBRO DE 1993 da Capitania do Porto de Aveiro ter os serviços 21) E a que a Imprensa local deu algum relevo.
ATÉ MARÇO DE 1998 instalados no 1º piso e a residência do Capitão 22) Atingiria os 6,5º em 1998.
do Porto no rés do chão. 23) FERNANDES, Dr.ª Maria João. CARDOSO,
3) Apesar de não terem sido encontrados António. Proposta ao Instituto Português do
Corresponde ao período compreendido documentos, tais factos podem ser comprovados Património Arquitectónico e Arqueológico
entre o início da demolição da Garagem pelas fotografias da época. para a classificação e conservação do património
Trindade e o início dos trabalhos de recupe- 4) Desde 1934 até à sua extinção em 1999, arquitectónico Arte-Nova da Cidade de Aveiro
ração. as Juntas Autónomas dos Portos eram geridas em risco, nomeadamente da autoria do arquitecto
Esta degradação dá-se, de um modo por uma Comissão Administrativa constituída Francisco Augusto da Silva Rocha".
24) Na opinião informal de alguns técnicos, poderia
por um presidente eleito pelo plenário da Junta,
geral, em todo o edifício e é causada pela onde tinham assento os organismos – oficiais custar menos de 200.000.000.00 e incluía
instabilidade dos solos devido à abertura e privados -- mais importantes da região, duas caves para estacionamento e arquivo.
16 JANEIRO 2000 • REVISTA DA ARMADA