A missão da Brigada Hidrográfica durante a Iniciativa Mar Aberto em Cabo Verde
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasA missão da Brigada Hidrográfica durante a Iniciativa Mar Aberto em Cabo Verde
No decorrer da última missão do NRP Almirante Gago Coutinho em Cabo Verde, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, uma equipa da Brigada Hidrográfica composta por 3 militares da Marinha, esteve embarcada para realizar várias ações de investigação científica, destacando-se os levantamentos hidrográficos do fundo do mar.

23 de fevereiro de 2021, 11:43

​​​Durante 45 dias de mar, a Brigada Hidrográfica esteve empenhada em utilizar as várias valências do NRP Almirante Gago Coutinho através da realização de levantamentos hidrográficos, recolha de amostras de água para análise de microplásticos (no âmbito do projeto Volta ao Mundo Sagres 2020-FA), lançamento de boias derivantes (no âmbito de uma cooperação com o Global Drifter Program – NOAA), entre outras atividades.

​Durante esta missão em Cabo Verde, foi possível sondar duas baías e o Porto Grande do Mindelo onde foram descobertos dois navios naufragados que não estavam cartografados.

Realizaram-se, também, sondagens de baixas profundidades em volta da ilha de Santiago, que se revelaram ser um desafio exigente dada a proximidade de terra.

A equipa teve ainda a oportunidade de dar formação a um oficial hidrógrafo cabo-verdiano embarcado.  

Para cumprir todos os objetivos da missão, o NRP Almirante Gago Coutinho fez uso das várias valências hidrográficas instaladas, nomeadamente dois sistemas multifeixe de baixos e médios fundos e outro sistema de grandes fundos. Foi utilizada também a lancha hidrográfica Mergulhão para trabalhos portuários e o bote pneumático para sondagens extensíveis até ao areal. Estes meios foram operados por uma equipa de quatro militares (três hidrógrafos e um patrão de embarcação), apoiados por elementos da guarnição que colaboraram na realização dos trabalhos hidrográficos.


 A equipa hidrográfica ​constituída por 3 elementos, um oficial hidrógrafo um sargento hidrógrafo e um patrão da embarcação. Juntamente com a oficial hidrógrafa do navio e um oficial hidrógrafo de Cabo Verde​



Levantamento Hidrográfico com sistema de feixe simples, realizado com um bote na baía de S. Tomé na ilha de Santiago




Levantamento Hidrográfico realizado com o navio na ilha de Santiago. Primeira imagem com as fiadas realizadas em volta da ilha. A segunda imagem, o mesmo modelo batimétrico mas sem fiadas.



Partilhar

Conteúdo