Estágios

A Marinha tem acompanhado a realidade nacional no sentido de proporcionar a alunos/as do ensino secundário e do ensino superior a possibilidade de realizarem estágios, em contexto real de trabalho, no âmbito dos respetivos cursos. VEM ESTAGIAR NA MARINHA!

Enquadramento

Consciente da importância da cooperação institucional e da valia formativa resultante da colaboração entre as instituições académicas e as profissionais, a Marinha abre as suas portas à sociedade civil apostando no mais reprodutivo de todos os tipos de capital – o capital humano - condição indispensável para uma sociedade justa, igualitária e competitiva.

Objetivo

Disponibilizar às instituições de ensino e de formação a possibilidade de os seus alunos/as realizarem estágios curriculares, não remunerados, contribuindo não só para a melhoria contínua dos seus níveis de qualificação, mas também para o desenvolvimento do networking.

Valores

Divulgar no exterior as regras, as boas práticas e o sentido de serviço público da Marinha. Reiterar a vontade em continuar a apostar no potencial humano das nossas escolas através da partilha do conhecimento.

Programa Anual de Estágios

A Marinha possui um Plano Anual de Estágios, não remunerados, que abrange diversas áreas de ensino e que decorre em múltiplas unidades e organismos.

Consulte aqui o documento e procure pela sua área de estágio.

​Que tipo de estágios existem?

A Marinha disponibiliza:

• Estágios curriculares não remunerados constantes do Plano Anual de Estágios;

• Estágios curriculares não remunerados relativos a outras áreas de formação que não as constantes no Plano Anual de Estágios;

• Estágios extracurriculares;

• Estágios no âmbito do Programa Erasmus +;

• Estágios Profissionais do programa extraordinário de estágios na administração direta e indireta do Estado, destinado à carreira de técnico superior, designado «EstágiAP XXI».

Como é feita a avaliação do estágio?

Para além do determinado pela Entidade de Ensino/Formação, o/a estagiário/a tem de entregar um relatório de estágio ao/à respetivo/a tutor/a da Marinha, impreterivelmente até três dias antes do final do estágio.​

Como é feito o acompanhamento no estágio?

Os/as estagiários/as são acompanhados por um/a orientador/a da Entidade de Ensino/Formação do estágio e por um/a Tutor/a da Entidade de Acolhimento do estágio. A orientação técnica do estágio é da responsabilidade conjunta do/a orientador/a e do/a tutor/a.

O plano de estágio é acordado entre o/a orientador/a e o/a tutor/a antes do início do período de estágio, precedendo a assinatura do "Termo de Responsabilidade".

Realizar-se-ão reuniões periódicas entre o/a orientador/a, o tutor/a do estágio e os/as estagiários/as, sempre que necessário. Preferencialmente, estas reuniões terão lugar no início do estágio e a meio do período atribuído à sua execução.

Como posso candidatar-me?

Através deste link. Em caso de dúvida, não hesite em consultar o nosso tutorial.

Como posso obter mais esclarecimentos?

Para outros esclarecimentos, poderá ser contactada a Direção de Formação (DF) - Repartição de Tecnologias de Formação, através do Técnico Superior Tiago Candeias, Endereço Eletrónico tiago.fernandes.candeias@marinha.pt. Telefone 211593609 (Extensão 329609).

Como são autorizados os estágios?

Após o processo de candidatura e seleção do/a candidato/a, a Direção de Formação envia um ofício para a Entidade de Ensino/Formação ou o/a aluno/a a informar de que o(s) estágio(s) foi(ram) superiormente autorizado(s) e a indicar o nome do Ponto de Contacto ou do/a Tutor/a da Entidade de Acolhimento na Marinha e respetivo contacto a fim de acordarem todos os aspetos relacionados com o início do estágio. Para cada estágio superiormente autorizado, a unidade ou organismo de acolhimento assina com a instituição de ensino/formação uma Minuta de Protocolo.

Facilidades de alojamento

Nos casos em que os/as estagiários/as são oriundos de zonas, cuja residência fiscal excede os 100 km de distância, entre o concelho de Lisboa e o da sua residência, pode ser concedida autorização para estadia, na Messe Residencial do Alfeite, consoante a disponibilidade, praticando-se a taxa em vigor para os/as militares.

Os estágios estão cobertos por algum seguro?

Dado que se trata de estágios curriculares, os/as estagiários/as estão apenas cobertos pelo seguro escolar.

Os estágios são remunerados?

Dado que se trata de estágios curriculares, estes não são remunerados; contudo, pode ser concedido ao/à estagiário/a o direito a uma refeição principal (almoço) nos dias de permanência, em trabalho, na Unidade/Organismo de Acolhimento na Marinha.

Qual a duração dos estágios?

A Entidade de Ensino/Formação ou o/a aluno/a, ao solicitar o estágio, deve indicar o período de estágio (data de início e fim), a duração do estágio (horas de formação em contexto de trabalho) e o regime de estágio (tempo inteiro ou parcial) cabendo, contudo, à Entidade de Acolhimento a decisão sobre o período mais conveniente.

Partilhar
Conteúdo