Ir para o conteúdo principal
Toggle navigation
Voltar
A Marinha
CEMA e AMN
Discursos
Entrevistas
Estrutura
A Missão
Os Postos
História
Símbolos e Tradições
Estudos e Reflexões
O que fazemos
Defesa Militar
Segurança
Desenvolvimento
Meios
Fragatas
Submarinos
Corvetas
Patrulhas Oceânicos
Patrulhas
Lanchas
Hidrográficos
Veleiros
Helicópteros
Fuzileiros
Mergulhadores
Bases
Serviços
Avistamento de Orcas
Estado das Barras
Informação Marítima
Follow me at sea
Legislação Marítima
Loja do Navegante
Apoio aos Militares
Revista da Armada
Messe de Cascais
Oportunidades Profissionais
Junta-te a nós
Escola Naval
Estágios
Recrutamento
Institucional
Informação Interna
Acesso à Base Naval de Lisboa
Código de Conduta
Prevenção e Combate ao Assédio
Plano de Prevenção de Riscos
Relatório Execução PPR
Proteção de Dados
Informação Legal
Contratação Pública
Projetos cofinanciados
Assessores do ALM CEMA
Media Center
Notícias
Efemérides
Vídeos
Contactos
Canal da Denúncia
Contactos
Emergência
no mar
214 401 919
Pesquisa
Os Meios
Portal da Marinha
Página Inicial
Os Meios
Os meios da Marinha baseiam-se na ideia do equilíbrio, sustentada coerentemente na diversidade de capacidades, permitindo fazer face aos múltiplos desafios colocados por uma envolvente internacional muito dinâmica e imprevisível. Desta forma, os meios da Marinha visam manter um equilíbrio de capacidades, evitando uma especialização excessiva que levaria ao abandono de valências, essenciais à afirmação dos interesses nacionais no mar.
Fragatas
Navios de 1.500 a 5.000 toneladas de deslocamento e comprimento entre 75 e 150 metros, possuem armamento anti superfície, antiaéreo e anti-submarino e são, por natureza, escoltas oceânicos, embora sejam navios de grande capacidade e versatilidade.
F330
NRP Vasco da Gama
F331
NRP Álvares Cabral
F332
NRP Corte-Real
F333
NRP Bartolomeu Dias
F334
NRP D. Francisco de Almeida
Submarinos
Ao atuarem de forma discreta, os submarinos são o único meio militar capaz de provocar inibição em potenciais oponentes ou infratores. A isto acresce as características próprias destes meios navais, nomeadamente, o seu grande raio de ação e mobilidade, a capacidade de permanecerem por períodos prolongados numa área de operações e a letalidade dos seus sistemas de armas.
NRP
Arpão
NRP
Tridente
Corvetas
Navios até 1.500 toneladas de deslocamento e com comprimento entre 60 e 100 metros. Possuem armamento inferior ao das fragatas e têm menores capacidades oceânicas. Desempenham, principalmente, missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado no mar e no âmbito da defesa própria e do apoio à política externa do Estado em cenários de baixa intensidade.
F487
NRP João Roby
F471
NRP António Enes
Patrulhas Oceânicos
Navios com um deslocamento entre as 750 e as 2.000 toneladas utilizados, prioritariamente, em ações não combatentes. Desempenham, principalmente, missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado no mar e missões de interesse público. Possuem uma autonomia considerável, o que lhes permite permanecer no mar, em missão, durante largos períodos sem necessidade de apoio logístico.
P360
NRP Viana do Castelo
P361
NRP Figueira da Foz
P362
NRP Sines
P363
NRP Setúbal
Patrulhas
Navios de 200 a 400 toneladas de deslocamento e comprimento inferior a 45 metros, destinados a operarem junto a zonas costeiras em missões de vigilância, patrulha e defesa. Estão vocacionados para missões de segurança e autoridade do Estado no mar e missões de interesse público.
P1146
NRP Zaire
P590
NRP Tejo
P591
NRP Douro
P592
NRP Mondego
Lanchas
Navios de deslocamento inferior a 200 toneladas e comprimento inferior a 35 metros, com armamento reduzido, destinados a missões de segurança e autoridade do Estado no mar.
P1150
NRP Argos
P1151
NRP Dragão
P1152
NRP Escorpião
P1153
NRP Cassiopeia
P1154
NRP Hidra
P1155
NRP Centauro
P1156
NRP Orion
P1157
NRP Pégaso
P1158
NRP Sagitário
P370
NRP Rio Minho
Hidrográficos
Navios especialmente construídos e equipados para a execução de trabalhos hidrográficos ou oceanográficos. Têm diversas capacidades científicas e técnicas para corresponderem às atividades de investigação e desenvolvimento. Podem dispor de áreas laboratoriais para pesquisar parâmetros biológicos, físicos e químicos, entre outras capacidades. Executam, em regra, missões de carácter científico de apoio às operações militares e à comunidade científica, em águas nacionais e internacionais.
A522
NRP D. Carlos I
A523
NRP Almirante Gago Coutinho
A5203
NRP Andrómeda
A5205
NRP Auriga
Veleiros
A missão fundamental dos veleiros é proporcionar, às novas gerações, um amplo e profundo contacto com a vida do mar. Têm, ainda, como missão primária, a representação da Marinha e do País em apoio direto à ação diplomática do Estado. Portugal tem mantido a tradição da utilização de grandes veleiros como Navios-escola e Navios de Treino de Mar para complemento da formação teórica ministrada, pela Escola Naval, aos futuros oficiais da Armada e o contacto com a vida do mar à sociedade civil.
NRP
Sagres
NTM
Creoula
NRP
Polar
NRP
Zarco
Helicópteros
A componente aérea da Marinha realiza missões de luta anti-submarina, luta anti-superfície e interdição de área. Desenvolve, ainda, missões de carácter secundário como transporte de carga e pessoal, reconhecimento e missões de busca e salvamento. Atualmente, a Marinha opera uma frota de 5 helicópteros Westland Lynx Mk95 a partir das fragatas das classes Vasco da Gama e Bartolomeu Dias.
Helicópteros
Fuzileiros
Os Fuzileiros têm a sua origem na mais antiga Força Militar constituída com caráter permanente em Portugal. Estão incumbidos de promoverem o aprontamento, o apoio logístico e administrativo das Forças, Unidades e meios operacionais que lhe estejam atribuídos. Constituem a Força-Tarefa de natureza anfíbia, caraterizada por grande flexibilidade, mobilidade, poder de combate e com capacidade para projetar poder em terra.
Fuzileiros
Fuzileiros
Mergulhadores
Os Mergulhadores constituem a componente operacional da Marinha na área do mergulho militar e inativação de engenhos explosivos, através do emprego de equipas altamente especializadas que operam num largo espectro de missões, tanto em tempo de paz, como em tempo de guerra.
Mergulhadores
Mergulhadores
Bases
A Base Naval de Lisboa e a Base de Fuzileiros estão localizadas no Alfeite, em Almada, e são as principais plataformas de apoio logístico da Marinha.
BNL
Base Naval de Lisboa
BF
Base de Fuzileiros
Partilhar
Conteúdo