Ações de fiscalização conjunta entre Portugal e Cabo Verde

Notícia

Entre 27 e 29 de agosto, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto 2024 e ao abrigo de um tratado no domínio da fiscalização marítima, esteve embarcada no NRP Viana do Castelo uma equipa multidisciplinar de Cabo Verde, composta por elementos da Guarda Costeira, Polícia Marítima, Polícia Judiciária e Inspeção Geral das Pescas. Durante este período foram fiscalizados diversos navios de pesca estrangeiros a operarem nas águas sob soberania ou jurisdição nacional da República de Cabo Verde.

30 de agosto de 2024, 16:13

Esta ação conjunta reveste-se de grande importância, uma vez que permitiu patrulhar cerca de 300000 km2 de área, o que equivale a cerca de 4% da Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde. Para além disso, o NRP Viana do Castelo reforçou a capacidade das autoridades cabo-verdianas para executarem ações de fiscalização em alto mar, em particular aos navios estrangeiros que ali operam. Este esforço desenvolvido permite consolidar o contributo de Portugal enquanto provedor ativo de segurança e capacitação no Atlântico.

O NRP Viana do Castelo atraca no dia 30 de agosto na cidade da Praia, onde vai permanecer até 31 de agosto. O navio largou da Base Naval de Lisboa no dia 21 de agosto para uma missão que terá a duração de cerca de quatro meses, estando prevista a visita a 10 países, onde se incluem todos os países africanos de língua oficial portuguesa, navegando cerca de 19000 milhas náuticas.

O NRP Viana do Castelo é comandado pelo Capitão-de-fragata Ricardo José Sá Granja e conta com um total de 68 militares embarcados, onde se incluem uma equipa de segurança dos Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa para operação de sistemas aéreos não tripulados.​


Ações de fiscalização conjunta entre Portugal e Cabo Verde

Ações de fiscalização conjunta entre Portugal e Cabo Verde

Data de Atualização: 30 de agosto de 2024

Partilhar

Conteúdo