A apresentação ocorreu após as apresentações ao Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo e da apresentação ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, Brigadeiro-General João Cravid.
A Cooperação Técnica no Domínio da Defesa é uma área que adquire um sentido estratégico no relacionamento entre os dois Estados, expressa num relacionamento próximo entre as estruturas da Defesa e militares de ambos os países, que permite a troca de experiências e a realização de ações de capacitação, de ensino e de formação.
O novo Diretor Técnico, Comandante Paulo Martins terá como objetivo geral o apoio à Guarda Costeira e a manutenção do Sistema de Assinalamento Marítimo em São Tomé e Príncipe, consubstanciado em várias ações especificas que passam pelo apoio técnico à capacitação da Guarda Costeira e dos seus militares, à manutenção do Sistema de Assinalamento Marítimo e ao desenvolvimento do Conhecimento Situacional Marítimo no âmbito da integração da Guarda Costeira na arquitetura de segurança marítima no Golfo da Guiné.
Irá contribuir ainda para a formulação e implementação de um Sistema de Autoridade Marítima de São Tomé e Príncipe, assim como apoiar as Forças Armadas de São Tome e Príncipe em missões humanitárias ou de paz, questões de género e de mulheres, paz e segurança.
O Ministro da Defesa de São Tomé e Príncipe enalteceu a importância para o país da manutenção de uma profunda e ativa atividade de cooperação bilateral no domínio da Defesa, de relações de amizade entre os dois países e desejou as melhores venturas ao novo Diretor Técnico.


