O programa da visita incluiu a participação na conferência “Novos conceitos, tecnologias e equipamentos”, realizada no Palácio do Círculo Militar Nacional, e na cerimónia militar comemorativa do 165.º aniversário das Forças Navais Romena, em Bucareste.
Durante a visita, houve a oportunidade de conhecer capacidades e meios navais romenos, incluindo a Base Naval de Constança, onde embarcou no caça-minas M 270 “Sublocotenent Ion Ghiculescu” e na fragata “Regele Ferdinand” – 221, bem como visitar o Centro de Mergulho e a Base Militar de Mangalia, onde foi possível assistir a uma demonstração das Forças de Operações Especiais da Roménia, que contou com a participação da Força Nacional Destacada Special Operations Maritime Task Unit (SOMTU).
O Almirante CEMA deslocou-se ainda ao Comando da Flotilha Fluvial “Mihail Kogălniceanu”, à Base Militar de Brăila e ao navio fluvial de comando “Mureș”, permitindo conhecer as capacidades das forças fluviais romenas.
Esta visita reforçou a cooperação bilateral entre as Marinhas Portuguesa e Romena, que assume especial importância no atual quadro da Aliança Atlântica, contribuindo para defesa coletiva dos membros da NATO e da União Europeia.


