Esta visita de trabalho teve como foco a segurança, a sustentabilidade e os desafios da gestão do vasto e estratégico domínio marítimo português no Atlântico Norte, sublinhando o papel crucial do Comando da Zona Marítima dos Açores (CZMA) na segurança internacional.
A visita iniciou-se com um briefing no qual foram abordadas as linhas estratégicas de ação e as missões principais do CZMA, a área da Zona Económica Exclusiva (ZEE) açoriana e o posicionamento do arquipélago como um "Geographical Hub" vital para as rotas transatlânticas e cabos submarinos de comunicação globais, demonstrando também a liderança de Portugal na conservação marinha, com destaque para a recente designação da rede de Áreas Marinhas Protegidas (MPAs), que protege 30% das águas açorianas.
Durante esta atividade, a delegação visitou também as instalações do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Delgada), tendo sido apresentados dados de eficácia que comprovam o desempenho excecional do centro na salvaguarda da vida humana no mar. A delegação visitou também o Centro de Comunicações dos Açores, onde foi apresentada a rede de infraestruturas de transmissão e receção que garantem o comando e controlo contínuos, superando o desafio da dispersão geográfica.
A visita oficial culminou com a assinatura do Livro de Honra do CZMA, onde cada elemento da delegação deixou uma mensagem de apreço pelo trabalho desenvolvido e pelo profissionalismo demonstrado, reconhecendo a importância estratégica de Portugal e do CZMA para a segurança marítima global no Atlântico Norte.
