Esta assessoria, enquadrada nos objetivos do atual Programa-Quadro 2021-2025, foi constituída por um militar-formador da Escola de Tecnologias Navais (ETNA) da Marinha Portuguesa e teve como objetivo habilitar os operadores do COPSMAR com conhecimentos de operação do GMDSS e de procedimentos de comunicações marítimas de socorro, urgência e segurança.
Com o financiamento da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, a ação de formação foi frequentada por seis militares da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e contou com o apoio do navio português NRP Centauro, que se encontra a realizar missão de capacitação em São Tomé e Príncipe.
A cerimónia de encerramento e de agradecimento da Assessoria Técnica Portuguesa realizou-se na segunda-feira, 12 de agosto, com a presença do Comandante da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, que agradeceu o apoio de Portugal e da Marinha, salientando que a formação técnica dos militares assumirá um papel relevante e diferenciado na capacitação do COPSMAR e da Guarda Costeira local.


