Este evento, que reuniu especialistas de diversas unidades, teve como objetivo abordar e refletir acerca do papel da Psicologia nos contextos operacional, formativo e organizacional, reforçando o compromisso institucional com a valorização do fator humano como elemento central da prontidão e da eficácia das forças em contexto exigente.
A cerimónia de abertura contou com a presença do Comandante do Corpo de Fuzileiros, Comodoro Rogério Martins de Brito, e do Diretor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Presidente da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI), Telmo Batista.
O programa desenvolveu-se em torno de três eixos temáticos: Recrutamento e Adaptação; Prevenção e Saúde Psicológica Operacional; e Missão e Sustentação.
As Jornadas de Psicologia Militar Naval culminaram com o painel de encerramento intitulado “Evolução e Futuro da Psicologia na Marinha", que traçou uma linha de continuidade entre os marcos históricos da psicologia institucional e os desafios estratégicos para o seu desenvolvimento futuro.
