Acompanhado pelo Diretor de Formação da Marinha, Capitão-de-mar-e-guerra Jorge Manuel Moreira Silva, o Diretor da UPM conheceu de perto a missão, os cursos e as capacidades destas duas escolas que desempenham um papel essencial na formação técnica e especializada dos quadros intermédios da Marinha.
Na ETNA, referência nacional no ensino técnico-profissional militar, decorreu a cerimónia de imposição do distintivo de docente da UPM, valorizando o contributo dos militares que asseguram a formação dos futuros sargentos. Atualmente, a escola encontra-se a formar 100 alunos nos Cursos de Formação de Sargentos, integrados no Ensino Superior Politécnico Militar da UPM.
Na Escola de Mergulhadores foi destacada a formação altamente especializada em mergulho militar, inativação de engenhos explosivos e medicina hiperbárica, bem como o emprego de tecnologias avançadas, como veículos autónomos submarinos em operações de guerra de minas.
Estas visitas reforçam a importância da UPM na coordenação do ensino politécnico militar e o papel das escolas da Marinha na preparação de profissionais qualificados para os desafios da defesa nacional.
