O navio mercante Ville de Bordeaux, que se encontrava a navegar a cerca de 130 milhas náuticas, o equivalente a 240 quilómetros, a Sudoeste do Cabo de Sagres, efetuou um pedido de auxílio que chegou ao MRCC Lisboa por via de uma chamada telefónica através do MRCC Gris-Nez, em França, pelas 12H03, relatando que o navio de bandeira francesa possuía um tripulante com uma fratura num dedo da mão e um corte profundo. De imediato foi informado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar) que efetuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como uma evacuação médica urgente.
Foi empenhada uma aeronave EH-101, da Força Aérea Portuguesa, para efetuar o resgate do tripulante e o seu posterior transporte até ao Aeroporto de Figo Maduro, tendo aterrado no mesmo pelas 17h45. O homem, de 28 anos, foi encaminhado posteriormente por ambulância para Unidade Hospitalar em Lisboa.
A segunda ação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo De Lisboa (RCC Lisboa), desde as 12h32 (horas locais), também do dia 26 de agosto, com o resgate médico de um homem de 31 anos, de nacionalidade Filipina, com um trauma no olho esquerdo, a necessitar de cuidados médicos hospitalares imediatos.
O tripulante encontrava-se no navio-tanque “VELOS LEO”, a navegar a cerca de 500 milhas náuticas (926 quilómetros) a leste de Ponta Delgada.
O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101, da Força Aérea Portuguesa, destacada na Ilha do Porto Santo, que transportou o tripulante para o aeroporto da Ilha da Madeira, onde aterrou às 23h09 (horas locais). À sua espera encontrava-se uma ambulância dos Bombeiros de Sta. Cruz, que procedeu à transferência do paciente para Unidade Hospitalar no Funchal.