Comemoração do 100º Aniversário do Raid Aéreo Lisboa-Funchal
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasComemoração do 100º Aniversário do Raid Aéreo Lisboa-Funchal
Foi hoje, dia 22 de março, inaugurada a exposição temporária “100º Aniversário do Raid Aéreo Lisboa-Funchal”, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, que pretende celebrar os 100 anos da primeira ligação aérea entre o território continental e a ilha da Madeira, ocorrida em 22 de março de 1921, protagonizado pelos pilotos Sacadura Cabral, Gago Coutinho e Ortins Bettencourt, acompanhados do mecânico Roger Soubiran, a bordo do hidroavião Felixstowe F3. Até abrir ao público, no dia 5 de abril, a exposição estará disponível online.

22 de março de 2021, 15:36

​​Para além de evocar a importância das figuras em questão, a exposição pretende igualmente dar a conhecer os objetivos da viagem. Neste caso, era o de testar o sistema de navegação aérea, usando-se para o efeito o primeiro sextante com horizonte artificial concebido e aperfeiçoado por Gago Coutinho, que podia ser usado a bordo das aeronaves, e outro instrumento construído com a colaboração de Sacadura Cabral, a que deram o nome de «Plaqué de abatimento» ou «corretor de rumos», que permitia calcular graficamente o ângulo entre o eixo longitudinal da aeronave e o rumo a seguir, considerando a intensidade e direção do vento.

A exposição estará aberta ao público já a partir do próximo dia 5 de abril e estará patente no Museu de Marinha até ao dia 24 de junho.

Até lá, pode contar com a exposição digital de acesso gratuito. ​​











Partilhar
Conteúdo