Fragata Corte-Real participa em exercício militar no comando da EUROMARFOR
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasFragata Corte-Real participa em exercício militar no comando da EUROMARFOR
A fragata “Corte-Real”, da Marinha Portuguesa", participa a partir de hoje, 12 de setembro, numa nova missão da EUROMARFOR, força naval multinacional não permanente, sob Comando Nacional, desde setembro de 2017.

13 de setembro de 2019, 15:00

​​​Esta missão, que decorrerá entre 12 e 24 de setembro, no âmbito da cooperação bilateral entre Portugal e França, tem por objetivo a participação do navio português num exercício naval francês e incluirá igualmente os navios "ESPS VICTORIA" de Espanha, "FS CMT BLAISON" de França e o "ITS ZEFFIRO" da marinha italiana e a entrega do comando da EUROMARFOR a França.

Portugal assumiu o comando rotativo da EUROMARFOR, a 19 de setembro de 2017, por um período de dois anos, tendo sido comandada pelo Vice-almirante Gouveia e Melo, Comandante Naval da Marinha Portuguesa.

Esta Força Marítima Europeia é uma força naval multinacional, não permanente, criada em 1995 pela Espanha, França, Itália e Portugal, e é ativada especificamente para o cumprimento de missões ou operações navais, aéreas e anfíbias, podendo, num curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para atuar e ser empregue em missões humanitárias e de salvamento, manutenção e restabelecimento da paz e de combate em gestão de crises.

A bordo da “Corte-Real”, além da respetiva guarnição, segue também um helicóptero orgânico, uma equipa de segurança, uma equipa médica e uma equipa de mergulhadores, perfazendo um total de 185 elementos.​




Partilhar

Conteúdo