O exercício “Oil Spill" consta numa simulação de um derrame combustível, realizada através de drifters, e tem como objetivo demonstrar a relevância das ferramentas desenvolvidas a partir dos projetos MELOA, RADAR-ON-RAIA e MYCOAST. Através da conjugação das ações dos três projetos, será possível comparar e validar as previsões de deriva dos agentes poluentes.
Os projetos de investigação e desenvolvimento que resultam da ação do IH, em parceria com o INTECMAR e o CETMAR de Vigo são financiados pelos programas INTERREG e POCTEP e contribuem para potenciar as infraestruturas de observação e desenvolvimento de produtos para apoio à comunidade científica e população em geral.
Os projetos MELOA, RADAR-ON-RAIA e MYCOAST, que atuam no norte de Portugal, garantem uma conjugação de esforços que permite integrar o desenvolvimento de meios para observação e disseminação de informação, gerando novos produtos através da experiência dos parceiros envolvidos nos diferentes observatórios oceanográficos costeiros, no arco Atlântico.
Considerando que a zona norte de Portugal e Galiza, dada a forte pressão antropogénica aliada à elevada atividade e tráfego marítimo, são zonas de elevado risco e de potenciais derrames de matérias perigosas é essencial a realização de simulações e exercícios que permitiram acautelar, monitorizar e mitigar riscos de potenciais catástrofes através do desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão.
Este exercício transfronteiriço tem como objetivo operacionalizar esse tipo de ferramentas utilizando vários tipos de boias derivantes lançadas a diferentes distâncias de costa, todas elas isentas à ação do vento de modo a seguirem exclusivamente a corrente superficial local. Estas boias derivantes transmitirão as suas posições em tempo real alimentando os modelos matemáticos de previsão construídos por cima de várias camadas de informação, como por exemplo a batimetria de elevada resolução recolhida pelo IH. O objetivo primário será a comparação da trajetória real com a prevista pelos modelos, e perceber que ajustes devem ser feitos
No final dos projetos será dado acesso às entidades responsáveis por estas ações a estas ferramentas, permitindo uma otimização de meios e recursos, no combate ao agente nocivo, mas principalmente na prevenção permitindo o desenho de diferentes cenários antecipadamente.
Os resultados do exercício serão apresentados no dia 24 de setembro, pelas 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Caminha.
Notas adicionais
Projetos em curso:
MyCOAST (http://www.mycoast-project.org/)
MELOA (https://www.ec-meloa.eu/)
RADAR-ON-RAIA (http://radaronraia.eu/pt/)
Convidam-se os órgãos de Comunicação Social a acompanhar esta iniciativa.
Contacto:
marinha.rp@marinha.pt