Durante esta intervenção, foram recolhidos 211kg de resíduos ao longo de 80 metros de linha costeira, contribuindo para a preservação dos ecossistemas das Ilhas Selvagens e para o combate à poluição marinha. Todos estes resíduos foram posteriormente transportados pelo NRP Zaire e desembarcados no Porto do Funchal.
Esta iniciativa, integrada no Programa Regional de Monitorização de Lixo-Marinho em praias da Madeira, em vigor desde 2019, insere-se num esforço contínuo de proteção da biodiversidade e de redução do lixo-marinho através de abordagens inovadoras.
No decorrer desta operação, foi identificado um pacote suspeito entre os resíduos recolhidos, com cerca de 1kg e envolto em várias camadas de plástico. O objeto foi posteriormente transferido para o Comando Local da Polícia Marítima do Funchal, onde, após inspeção preliminar e teste rápido, foi detectada a presença de cocaína.
Perante os indícios de se tratar de substância estupefaciente, foram imediatamente iniciadas diligências junto do Ministério Público e da Polícia Judiciária.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional reafirmam o seu compromisso com a proteção e preservação do meio marinho, a segurança, a legalidade e a proteção dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, colaborando plenamente com as autoridades Nacionais e da Região Autónoma da Madeira na investigação em curso.
