O alerta foi recebido cerca das 12h50 (horas locais), a informar que um tripulante de um navio-tanque, de bandeira norueguesa, necessitava de cuidados médicos por apresentar um quadro clínico de pedras nos rins, enquanto navegava a cerca de 630 milhas náuticas (aproximadamente 1 013 quilómetros) a sudoeste de São Miguel.
Em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e em conjunto com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), foi ativado para o local uma aeronave da Força Aérea Portuguesa para efetuar o resgate da vítima.
A vítima, um homem de 60 anos e de nacionalidade filipina, foi resgatada e transportado pelo helicóptero EH-101 para a ilha Terceira, onde chegou durante o dia de ontem, 28 de dezembro. O homem foi posteriormente encaminhado por uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) para uma unidade hospitalar.
A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer, 24 horas por dia, 365 dias do ano.