Esta embarcação permitirá assegurar resgates médicos de doentes da ilha para o Hospital de Catió, uma unidade de saúde com melhores condições de atendimento, contribuindo assim para a melhoria do acesso a cuidados básicos de saúde da população local.
Uma equipa de Unidade de Meios de Desembarque, pertencente ao Corpo de Fuzileiros da Marinha, atualmente em missão na Guiné-Bissau, será responsável por ministrar a formação técnica a dois marinheiros locais, que ficarão encarregues da operação e manutenção da embarcação.
A cerimónia de entrega terá lugar na Ilha de Como, no próximo dia 27 de outubro, na presença da Governadora da Região de Tombali, Aminata Silá, parceira da ONGD Afectos com Letras nesta iniciativa. Em representação da Marinha Portuguesa, estará presente o Capitão-de-Mar-e-Guerra Mário Martins Pereira, atualmente em missão na Républica da Guiné-Bissau, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa.
Esta oferta da Marinha Portuguesa pretende reforçar o trabalho da Afectos com Letras, promovendo a solidariedade, a capacitação local e a melhoria das condições de vida das comunidades mais vulneráveis daquele país.
A ONGD Afectos com Letras desenvolve o seu trabalho na Guiné-Bissau desde 2009, atuando nas áreas da cooperação, saúde e educação, com foco na criação e manutenção de cinco escolas, pagamento dos salários de professores, empoderamento das meninas e mulheres e na promoção do desenvolvimento sustentável.
