Este evento pioneiro, organizado pela NCIA sob o tema "Awareness in Focus", reuniu mais de 200 líderes militares, governamentais e da indústria para explorar o potencial das tecnologias 5G em aplicações de defesa. Portugal esteve entre os países convidados a partilhar suas experiências e resultados da integração do 5G em contextos militares, destacando-se como "conference speaker" durante o segundo dia do evento.
A participação portuguesa permitiu alcançar importantes objetivos estratégicos, nomeadamente projetar internacionalmente as capacidades tecnológicas nacionais, com especial destaque para as oportunidades de experimentação no exercício REPMUS, reforçar o posicionamento de Portugal como contribuinte ativo para a inovação na NATO e criar oportunidades para futuras colaborações internacionais com outras nações da Aliança e parceiros da indústria.
A apresentação da Marinha Portuguesa destacou o exercício REPMUS como ambiente experimental privilegiado para testar aplicações militares de tecnologia 5G em cenários reais, recebendo particular atenção dos participantes. Esta participação na conferência NM5G, um dos principais resultados do projeto Multinational 5G liderado por Itália, Espanha e Turquia, reforça o papel de Portugal como parceiro inovador dentro da Aliança Atlântica, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades tecnológicas que fortalecem a vanguarda tecnológica da NATO face aos desafios emergentes.


