Os três condecorados destacaram-se nas suas diferentes áreas de atuação. O Tenente-General Mimoso e Carvalho esteve ligado à génese da Comissão Aeronaval que foi criada para assinalar o Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul e que após a sua constituição revelou-se um membro dinamizador, tendo sido o promotor e mentor de inúmeros projetos desenvolvidos.
A Coronel Teresa Cabral, que desempenha as funções de Adjunto para a Aeronavegabilidade do Gabinete da Autoridade Aeronáutica Nacional, tem revelado no exercício das suas funções, permanente disponibilidade e inexcedível atenção no apoio à atividade da Esquadrilha de Helicópteros (EH), à implementação do Centro de Experimentação Operacional da Marinha e a toda atividade relacionada com experimentação de sistemas aéreos não tripulados (SANT), em particular no exercício internacional Robotic Experimentation and Prototyping augmented by Maritime unmanned systems (REPMUS) e na concretização da primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) nacional.
O Coronel Carlos Diegues Paulos tem também sido determinante através de apoio fundamental e inexcedível, como Subchefe do Gabinete da Autoridade Aeronáutica Nacional, de permanente disponibilidade e atenção à conformidade da atividade aérea da Marinha, à implementação do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM) e na concretização da primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) nacional, Infante D. Henrique, projetos fundamentais para uma Marinha moderna e tecnologicamente avançada e que opera de forma colaborativa.
A medalha da Cruz Naval destina-se a galardoar os militares, militarizados e civis da Marinha ou de outros ramos, nacionais e estrangeiros, que no âmbito técnico-profissional revelem elevada competência, extraordinário empenhamento e qualidades pessoais, que contribuam significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Marinha.
A cerimónia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.
