Um dos casos, destinou-se ao resgate de uma tripulante feminina com 24 anos, de nacionalidade sul africana, a bordo do navio de recreio “DREAMBOAT”, com bandeira das Ilhas Caimão, que se encontrava a navegar a cerca de 380 milhas náuticas, o equivalente a 704 quilómetros, a Sul da ilha Terceira, que apresentava um quadro clínico de episódios recorrentes de convulsão.
O outro caso, por sua vez, foi o resgate de um homem com 77 anos, de nacionalidade alemã, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “AMERA” com bandeira das Bahamas, a navegar a cerca de 680 milhas náuticas, o equivalente a 1259 quilómetros, a Oeste da ilha de S. Miguel, e que apresentava um quadro clínico de acidente vascular cerebral e hemiparesia direita.
Os dois resgates foram efetuados pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou os pacientes para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, onde foram posteriormente transferidos para uma unidade hospitalar.
Estiveram envolvidos nas operações o MRCC Delgada, o RCC Lajes, um helicóptero EH-101, uma aeronave C295, o CODU-MAR e o serviço SRPCBA.
