A evacuação do passageiro do Navio de Cruzeiro “SPIRIT OF ADVENTURE” que se encontrava a navegar a 121 milhas náuticas, aproximadamente 224 quilómetro, a sudoeste da Ilha da Madeira, ocorreu em estreita coordenação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), a Força Aérea Portuguesa e com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM).
O alerta foi recebido no MRSC Funchal, por contato telefónico do agente de navegação do Navio de Cruzeiro “SPIRIT OF ADVENTURE”, a informar que um passageiro necessitava de evacuação médica urgente. Tendo sido para o efeito empenhado um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa. O passageiro foi transportado, posteriormente, para uma unidade hospitalar, através de uma ambulância dos Bombeiros Sapadores Santa Cruz.
Por sua vez, quando se encontrava a navegar a 46 milhas náuticas, aproximadamente 85 quilómetros, a Sul do Porto do Funchal, o Navio de Cruzeiro “SPIRIT OF DISCOVERY”, emitiu um alerta para o MRSC Funchal a informar que uma passageira necessitava de ser evacuada por motivos de saúde.
Para o efeito, foi empenhada uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos, afeta à Estação Salva-Vidas do Funchal, que acompanhou o transporte da vítima do navio para terra, realizado por uma embarcação própria do Cruzeiro “SPIRIT OF DISCOVERY”, com a presença do médico de bordo.
A paciente foi, posteriormente, transportada para uma unidade hospitalar com o apoio de uma Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida e por uma ambulância dos Cruz Vermelha Portuguesa.
O Comando Local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta das duas ocorrências.

