O projeto SWAIMS tem como principal objetivo reforçar a resposta operacional de fiscalização e gestão do estado de direito no mar, nos países costeiros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no Golfo da Guiné. No âmbito deste projeto, decorre na Escola de Fuzileiros um módulo de atividades sobre técnicas de Abordagem e código Yaounde no qual estão integrados 3 formandos guineenses no curso Training the Trainers. Está também a decorrer um programa de formação de formadores, previamente qualificados como Fuzileiros Navais na Escola de Fuzileiros entre 16 de outubro e 24 de novembro com o objetivo de relevar o relacionamento bilateral entre países PALOP e Timor-Leste. Integrados neste estágio estão 5 militares da Guiné-Bissau que receberam a visita do Comandante Nambunde.
O Comandante da Quintino Nambunde, acompanhado pelo Capitão-de-fragata Brazuna Ranhola, Chefe da Área de Cooperação no Domínio da Defesa e sua Adjunta, Aspirante Baião Santos do Estado-Maior da Armada, foi recebido pelo Comandante do Corpo de Fuzileiros, Comodoro Valente Tinoco, tendo sido abordados diversos assuntos ligados às atividades desenvolvidas entre a Marinha de Guerra da Guiné-Bissau e da Marinha Portuguesa, no quadro da Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e a República da Guiné-Bissau. Seguidamente, o Comandante Quintino Nambunde dirigiu algumas palavras de apoio e de louvor aos 8 formandos Guineenses integrados em ambos os projetos de formação e treino. Na sua comunicação, o Comandante realçou a importância da cooperação entre as duas marinhas, destacando a importância e a responsabilidade na transmissão de conhecimento que caberá aos formandos, no seu regresso à Guiné-Bissau.
O Comandante Quintino Nambunde teve ainda oportunidade de realizar uma visita guiada ao Museu do Fuzileiro e à reconhecida pista de lodo da Escola de Fuzileiros, tendo observado a atividade de formação de Tiro que se encontrava a decorrer no plano das atividades do Estágio de formação de formadores Fuzileiros.