Durante a sessão de abertura, o Comandante da Esquadrilha de Subsuperfície, Capitão-de-mar-e-guerra Nuno Baptista Pereira, iniciou o ciclo de palestras salientando a importância do “Diving Talks” para a comunidade internacional do mergulho.
No decorrer do evento, o Comandante do Agrupamento de Mergulhadores, Capitão-de-fragata Rui Zambujo Madeira, realizou uma apresentação sobre o exercício REPMUS e a sua evolução ao longo dos últimos 15 anos, reforçando a importância dos veículos autónomos submarinos na exploração e preservação dos oceanos e da interoperabilidade e cooperação multinacional.
No dia 16 de outubro, realizou-se o “Side Event – Diving Talks”, nas instalações da Esquadrilha de Subsuperfície, na Base Naval de Lisboa, dirigido a unidades de mergulho militares e de proteção civil, que contou com a participação do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica, dos Bombeiros Voluntários de Viseu, dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, da Unidade de Proteção e Socorro da GNR e do Instituto Hidrográfico.
Este ciclo de apresentações de cariz técnico-operacional, contou ainda com uma intervenção do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º 3 sobre sistemas autónomos em operações de busca e salvamento.
O “Diving Talks” é um evento internacional de referência que reúne exploradores, investigadores, fotógrafos, instrutores e inovadores do mundo do mergulho para partilhar histórias, avanços tecnológicos e práticas de excelência.
