O DMS-MW é uma Unidade altamente especializada no âmbito da guerra de minas e do mergulho profundo, tendo participado em diversas missões internacionais e integrando forças da NATO.
Os Mergulhadores do DMS3-MW operam em cenários de inativação de engenhos explosivos submarinos, onde existe risco de minas marítimas, tendo sido empenhados nos últimos anos, em diversas missões de contramedidas de minas.
Esta equipa opera com veículos submarinos autónomos não tripulado GAVIA, da empresa Teledyne, desde 2010, tendo sido empregues num vasto leque de missões, desde a busca e salvamento às operações de guerra de minas integrados em forças da NATO.
Esta formação decorreu do programa de atualização dos veículos GAVIA, iniciado em 2023, que vem aumentar a capacidade destes veículos, e que permitirá estender o seu emprego às operações de monitorização de infraestruturas críticas submarinas até à profundidade de 1000 metros.
O grande teste a este sistema decorrerá no exercício REPMUS24, durante o qual será posto à prova em diversos cenários, inclusive operação diretamente a partir do submarino Arpão.


