Esta equipa, constituída por quatro militares e comandada pelo Primeiro-tenente Hugo Almeirim Bravo, estará a bordo de um navio da Marinha Lituana durante a missão Standing NATO Mine Countermeasures Group 1 e irá ser empenhada em exercícios e operações de guerra de minas. Esta Força Nacional Destacada encontra-se também pronta para um eventual emprego operacional no âmbito do cumprimento dos compromissos internacionais assumidos por Portugal no quadro da NATO. Simultaneamente, irá contribuir para garantir a liberdade de navegação e liberdade de ação no Mar Báltico, promovendo a segurança marítima, principalmente nas operações de inativação de minas e de engenhos explosivos em ambiente submarino.
Durante todo o período da missão, está previsto ainda a equipa de mergulhadores participar em vários exercícios internacionais no âmbito da NATO, o que permitirá em paralelo certificar os militares nas áreas do mergulho profundo, na inativação de minas e de engenhos explosivos em ambiente submarino e na operação de sistemas não tripulados a grandes profundidades.
A Marinha, no âmbito das Assurance Measures para aquela região, contribui desde 2018 com o empenhamento de equipas de mergulhadores constituídas por 4 militares, que antes da sua projeção recebem um plano de treino e de formação específico por forma a estarem aptos a integrarem este tipo de missões no Mar Báltico.


