O Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º2 efetua certificação com equipamento de mergulho autónomo com circuito aberto, utilizando misturas enriquecidas com oxigénio (NITROX), até uma profundidade de 54m.
O Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º3, vocacionado para a guerra de minas, efetua certificação com equipamento de mergulho autónomo com circuito semi-fechado, designado por Carleton Viper Plus, utilizando misturas HELIOX, até uma profundidade de 81m.
O mergulho com misturas é utilizado em missões militares e não militares. Com a concretização da certificação, os mergulhadores ficam aptos a operar em profundidade para recuperar objetos, vistorias de estruturas submersas ou outros trabalhos subaquáticos em que seja necessária uma permanência prolongada a maiores profundidades. Permite também mergulhar para detetar, identificar e destruir minas, mas também para busca e salvamento de náufragos e colaboração em missões relacionadas com o combate ao narcotráfico, nomeadamente na recuperação de estupefacientes depositados no fundo do oceano.
A utilização de diferentes equipamentos e misturas respiratórias permite uma redução dos problemas associados à descompressão e um consequente aumento da segurança dos mergulhadores, aliado a um incremento dos tempos de permanência a maiores profundidades.
Nesta missão o NRP Viana do Castelo embarca ainda uma câmara hiperbárica e equipa médica especializada de forma a garantir a segurança de todos mergulhadores. Com a presença da câmara hiperbárica no local é ainda possível cumprir períodos prolongados de descompressão no seu interior, possibilitando uma maior segurança e conforto aos mergulhadores.