A concretização deste tipo de exercício, nunca antes realizado, decorre de uma iniciativa do Projeto n.º 3, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD), desenvolvido entre março e junho do presente ano.
O TCA-25 representa mais um passo importante na consolidação da interoperabilidade e da prontidão das F-FDTL, reforçando o contributo da CDD para a capacitação da Componente Naval e do estreitar de laços históricos e de cooperação com Timor-Leste.
Durante o exercício, testa-se a interoperabilidade em ambiente conjunto, servindo igualmente de preparação para o Exercício COBRA, exercício anual das F-FDTL, cujo objetivo é testar a prontidão operacional e a interoperabilidade entre as três Componentes (Terrestre, Naval e Aérea Ligeira), a realizar no último trimestre de 2025.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior General das F-FDTL, Tenente-General Domingos Raúl “Falur Rate Laek”, que sublinhou a importância deste tipo de treino para o aumento da prontidão e eficácia da força militar timorense, destacando o seu papel fundamental na resposta a desafios operacionais atuais e futuros.


