Militares do NRP Sines condecorados no âmbito da missão humanitária em Cabo Verde

Notícia

Decorreu hoje, dia 17 de setembro, a cerimónia de imposição de condecorações aos militares da guarnição do NRP Sines, no âmbito da missão humanitária em Cabo Verde. Em reconhecimento pelo espírito de Missão e esforço humanitário exemplar, empreendido em representação da Pátria portuguesa, o Ministro da Defesa Nacional concedeu a Medalha de Defesa Nacional aos militares embarcados no NRP Sines.

17 de setembro de 2025, 20:00


A Cerimónia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa, realizou-se na Base Naval de Lisboa, no Alfeite. 

Após ter concluído a participação na “Iniciativa Mar Aberto 2025”, que teve início a 14 de abril, o NRP Sines, foi empenhado numa missão de apoio humanitário e técnico, em Cabo Verde, com o objetivo de auxiliar a população afetada pelas cheias que ocorreram na sequência de uma tempestade nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.

A partir do dia 15 de agosto, os militares entregaram cerca de 80 toneladas de água e apoiaram a central de dessalinização da Electra, tendo recuperado 50% da capacidade de produção, distribuíram mais de 700 refeições e 400 rações de combate à população, e em colaboração com a Marinha de Cabo Verde, realizaram ações de limpeza em edifícios públicos e vias. 

O NRP Sines, que é comandado pelo Capitão-tenente Vítor Silva Santos, regressou à Base Naval de Lisboa a 29 de agosto, e contou nesta missão com uma guarnição de 44 militares, à qual se juntaram nesta missão 12 elementos especializados, entre eles Fuzileiros, Mergulhadores, um Destacamento de Sistemas Não Tripulados e um médico naval.

Militares do NRP Sines condecorados no âmbito da missão humanitária em Cabo Verde



Data de Atualização: 17 de setembro de 2025

Partilhar

Conteúdo