Militares treinam abandono de submarino pela primeira vez na Base Naval de Lisboa

Notícia

O submarino Tridente irá assentar no fundo da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, na próxima quinta-feira, dia 17 de setembro, de onde oito militares, submarinistas, treinados e clinicamente examinados irão abandonar, um por um, o interior do submarino até à superfície, este será o primeiro exercício nacional da série ESCAPEX, realizado pela Marinha.

14 de setembro de 2020, 11:40

​​​​Este exercício enquadra-se no risco associado à operação dos submarinos, além do treino rigoroso das guarnições e da sua manutenção técnica cuidada. Os países que operam submarinos realizam treinos de busca de submarinos acidentados e de resgate e salvamento dos seus militares.

A operação de submarinos é por si só uma atividade de elevado risco por se efetuar num meio hostil onde está sempre presente o maior dos perigos que é a pressão hidrostática. A história recente demonstrou-nos que esse perigo é real, como atestam os casos dos malogrados submarinos Kursk e San Juan em que faleceram todos os membros das suas guarnições.

O NRP Tridente irá assentar no fundo na bacia de manobra da Base e assim, em ambiente real e controlado, e reunidas todas as condições de segurança e médicas, os oito militares treinados e clinicamente examinados abandonam um por um o interior do submarino até à superfície.


Convidam-se os órgãos de comunicação social a acompanhar este primeiro exercício ESCAPEX, no dia 17 de setembro.

Programa para os OCS:

Hora limite de chegada à Base Naval: 11h20

– Navio assente no fundo

–  Alagamento do compartimento

– Primeira saída com previsão de terminar cerca das 13h45

(continuação das restantes saídas).

 

Confirmações de presença devem ser feitas até às 12h00 do dia 16 de setembro, para:

Tenente João Pais – 91 001 86 48

ou para marinha.rp@marinha.pt




Data de Atualização: 14 de setembro de 2020

Partilhar

Conteúdo