Este que é o museu mais antigo do Algarve, celebrou no início deste ano o seu 130º aniversário, embora tenha estado encerrado durante praticamente dois anos devido à ocorrência de um incêndio no mesmo edifício em 2015, nunca saiu do coração dos algarvios, e dos farenses em particular, e a prova disso é o número de visitantes, que tem aumentado gradualmente desde a reabertura, este ano já visitaram cerca de 2.000 pessoas.
Tem-se registado igualmente uma aceitação cada vez maior dos visitantes estrangeiros, que representam cerca de 60% do total de visitas.
O Museu Marítimo, que está aberto todos os dias úteis entre as 14h30 e as 17h00, recebe por marcação grupos noutros horários a acordar, exibe uma coleção etnográfica sobre a atividade marítima e a pesca algarvia. Possui três salas distintas – Baldaque da Silva, Lyster Franco, Manuel Bívar – onde se encontram expostos navios de pesca e outras embarcações, aparelhos e utensílios de pesca, instrumentos, aparelhos e material de bordo, entre outros.