A cerimónia que marca o regresso desta Força vai realizar-se na Base de Fuzileiros, na Base Naval de Lisboa (Alfeite), e será presidida pelo Comandante Naval, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira.
A projeção desta Força reflete o esforço coletivo da Aliança Atlântica para reforçar a segurança dos seus Estados-membros, em especial dos que se situam na fronteira leste da Europa, em resposta à instabilidade desencadeada pela anexação da Crimeia em 2014. Esta missão teve como objetivos centrais a dissuasão de ameaças e a demonstração da coesão aliada, através da presença militar persistente e da realização de exercícios combinados com as Forças Armadas da Lituânia e com outras forças aliadas destacadas na região.
Esta Força de Fuzileiros (FFZ LTU25) é constituída por 170 militares da Marinha Portuguesa, sob o comando do Capitão-tenente Fuzileiro Hugo Pinheiro dos Santos.
O regresso a território nacional assinala o cumprimento de mais uma operação no quadro dos compromissos internacionais de Portugal, evidenciando a competência, versatilidade e prontidão da Marinha Portuguesa e das Forças Armadas no reforço da paz e segurança internacionais, bem como o estreitamento das relações bilaterais entre Portugal e a Lituânia.
Nota aos OCS:
Os órgãos de comunicação social interessados em estar presentes nesta cerimónia deverão confirmar até às 16h00 de hoje, 1 de julho, para o seguinte e-mail marinha.rp@marinha.pt, indicando a identificação dos elementos presentes.
A hora limite de chegada ao local da cerimónia é às 19h20.