NRP Douro conclui missão na Zona Marítima da Madeira
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasNRP Douro conclui missão na Zona Marítima da Madeira
O navio patrulha NRP Douro terminou hoje, 14 de novembro de 2021, uma comissão de 4 meses, que teve início no dia 13 de julho de 2021, na Zona Marítima da Madeira, tendo como objetivo assegurar a autoridade do estado no mar.

14 de novembro de 2021, 16:27

Ao longo da missão, o navio teve a oportunidade de praticar as diversas ilhas do arquipélago, mantendo uma constante e ativa presença junto da comunidade marítima da região, reforçando a capacidade de resposta em situações de busca e salvamento marítimo e garantindo a cooperação na patrulha e vigilância marítima.

Durante a missão foram realizados diversos empenhamentos, nomeadamente, com a Força Aérea Portuguesa, na participação na certificação dos pilotos em operações de voo no arco diurno e noturno, com o helicóptero EH-101 Merlin e com o Exército, através da participação no exercício “Pedra Viva 21”. O navio cooperou ainda com o Comando Operacional da Madeira no exercício “DRONEX 21”, acompanhou a regata internacional Canárias-Madeira e a travessia do Atlântico em Kite Boat, na tirada Porto Santo-Madeira.

O NRP Douro apoiou também diversos outras entidades nomeadamente, através de diversas rendições dos vigilantes do Instituto de Florestas e Conservação da natureza e dos agentes da Polícia Marítima nas ilhas Selvagens e Desertas, bem como no apoio logístico através do transporte de material necessário na para as referidas rendições. A componente da fiscalização marítima estava sempre presente, quer durante os trânsitos, quer em diversas ações de vistoria a bordo das embarcações de pesca.

O NRP Douro, modelo STANFLEX 300, pertence à classe Tejo e é comandado pela Primeiro-tenente Diana Oliveira Martins Azevedo e tem uma guarnição de 27 militares. Este navio foi aumentado ao efetivo dos navios da Marinha no dia 12 de maio de 2017.
Durante esta comissão o NRP Douro percorreu mais de 4900 milhas náuticas, navegou durante 500 horas e cumpriu 3000 horas de missão.


Partilhar
Conteúdo