O tripulante apresentava sintomas de vertigens, tonturas e cefaleias, necessitando de cuidados médicos em unidade hospitalar, tendo sido necessário proceder ao seu resgate.
A operação de resgate foi coordenado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR), o Serviço Regional de Proteção Civil e os Bombeiros dos Açores (SRPCBA), desde as 17h00 (horas locais) do dia 27 de maio.
A operação de resgate envolveu vários meios, tendo numa fase inicial o NRP António Enes sido empenhado, o qual se dirigiu prontamente para a ilha das Flores. A vítima desembarcou no Porto das Lajes das Flores, às 04h40 (horas locais) de hoje, dia 29 de maio, local onde se encontrava uma ambulância do SRPCBA, que levou a vítima para o Aeroporto das Flores, onde aguardava uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que procedeu ao seu transporte até à ilha Terceira.
A aeronave EH-101 aterrou na Base Aérea das Lajes às 06h50 (horas locais) do dia 29 de maio, tendo o paciente sido transferido para o Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira.
