O navio hidro-oceanográfico aproveitou também a oportunidade de passagem na ilha de Porto Santo para a realização de levantamentos hidrográficos, que se enquadram no Programa de mapeamento hidrográfico dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional designado por SEAMAP 2030. Estes levantamentos proporcionam o conhecimento detalhado da orografia do fundo do mar Português.
Estas ações permitem mapear o fundo dos Oceanos e Mares com alta resolução e criar bases e identificar os locais mais indicados para se mapearem recursos, ecossistemas, fenómenos e sistemas submarinos relevantes para a preservação e exploração sustentada dos Oceanos, o que permite conhecer melhor o mar português.
O NRP Almirante Gago Coutinho, que largou da Base Naval de Lisboa no dia 31 de dezembro rumo a Cabo Verde, é comandado pelo capitão-de-fragata Francisco Calisto de Almeida e possui uma guarnição de 52 militares, onde se inclui uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico (da Brigada Hidrográfica), dois aspirantes a oficial da Escola Naval em estágio, uma equipa médica, uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de Mergulhadores.