Navio-escola Sagres no porto do Funchal
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasNavio-escola Sagres no porto do Funchal
O Navio da República Portuguesa (NRP) Sagres, emblemático navio da Marinha Portuguesa, atraca esta tarde no porto do Funchal, 6 de julho, onde permanecerá até ao dia 11 de julho.

06 de julho de 2021, 15:04

O navio encontra-se a realizar as viagens de instrução dos cadetes da Escola Naval, onde atualmente estão embarcados 43 cadetes do 3º ano. Esta é a principal missão do navio, assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. 

O navio permaneceu fundeado na Baía de Porto Santo dia 5 de julho, tendo iniciado a viagem para o Funchal esta manhã, 6 julho. A chegada ao Funchal está prevista para as 18 horas de hoje. O porto do Funchal é atualmente, na história da Sagres, o mais praticado de todos os portos dos Arquipélagos Portugueses, contando com um total de 43 visitas do NRP Sagres, tendo a última visita ocorrido em abril de 2018, também no âmbito de viagem de instrução de cadetes da Escola Naval.

O navio foi construído nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), o lançamento à agua ocorreu em 30 de outubro de 1937, tendo decorrido 83 anos desta importante efeméride. Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã, tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". 

Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. Navega há 59 anos com a bandeira de Portugal.

O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Maurício Camilo e conta com uma guarnição de 169 elementos, dos quais 43 Cadetes do 3º ano da Escola Naval.

Durante a permanência no Funchal e devido às restrições impostas pela pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, o navio não irá abrir a visitas ao público.





Partilhar

Conteúdo